Diversity and intragroup conflict at work: an empirical study in Portugal

Autores

  • Carine Bastos da França Universidade de Coimbra
  • Paulo Renato Lourenço Universidade de Coimbra

Palavras-chave:

Grupos de Trabalho, Diversidade, Conflito Intragrupal, Conflito de tarefa, Conflito Afetivo.

Resumo

Num ambiente de constantes mudanças, as organizações buscam novas formas inovativas de organizar e gerir o trabalho, nas quais os grupos de trabalho representam uma fonte de vantagem competitiva. Nesse contexto, a diversidade dos grupos tem recebido crescente  atenção por parte dos pesquisadores. Jackson, May e Whitney (1995) definem diversidade em termos de características classificadas como observáveis ou subjacentes, bem como orientadas para a tarefa ou para a relação. Embora não haja resultados conclusivos nesse assunto, pesquisas relacionando diversidade e tipos de conflito (afetivo e orientado para a tarefa) sugerem que a diversidade orientada a relação (e.g., idade, gênero) influencia a emergência de conflitos afetivos, enquanto a diversidade orientada para a tarefa (e.g., escolaridade, antiguidade na empresa) contribui para conflitos de tarefa (PELLED, 1996; JEHN; NORTHCRAFT; NEALE, 1999; PELLED; EISENHARDT; XIN, 1999). Seguindo Jackson et al. (1995), analisamos os efeitos de atributos observáveis da diversidade (escolaridade, gênero e idade) na emergência do conflito intragrupal em 231 grupos de trabalho Portugueses, cujos membros se percebiam como um grupo, e interagiam com interdependencia para o atingimento de metas comuns. A Escala de Avaliação do Conflito Intragrupal (DIMAS; MIGUEZ; LOURENÇO, 2007) e um questionário sóciodemográfico foram utilizados. Em contraste com a literatura, mas congruente com pesquisas recentes em Portugal (PASSOS, 2005; SILVESTRE, 2008), os resultados demonstraram não haver associação entre as variáveis estudadas de diversidade e o conflito intragrupal, apontando novas direções para a área, e salientando a importância da consideração de diferentes contextos e variáveis no estudo da diversidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carine Bastos da França, Universidade de Coimbra

Mestranda em Psicologia do Trabalho, das Organizações e dos Recursos Humanos pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

Paulo Renato Lourenço, Universidade de Coimbra

Doutor em Psicologia do Trabalho e das Organizações pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Professor auxiliar da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

Downloads

Publicado

2010-02-27