Ranking de produção científica em administração de empresas no Brasil

Autores

  • Thomaz Wood Jr Fundação Getulio Vargas
  • Gabriel Vouga Chueke Fundação Getulio Vargas

Resumo

Este artigo afi lia-se a um esforço coletivo amplo, em curso há muitos anos na academia brasileira, e voltado para a refl exão sobre a evolução do campo científi co da Administração de Empresas no país. De fato, nos últimos anos, diversos estudos de base empírica e ensaios têm sido publicados. Neste trabalho, toma-se uma via al ternativa. Trata-se de um esforço inicial para retratar, com base em uma abordagem quantitativa, a produção nos vários domínios da Administração de Empresas no Brasil. Assim, procuramos avaliar a produção veiculada em quatro revistas na - cionais impressas “A”, no período 2002 a 2006 (cinco anos). Apresentamos a contribuição dos principais centros de pesquisa do país, na forma de um ranking de produção científi ca. Discutimos os resultados encontrados e notamos que, embora o ranking desenvolvido permita valiosas observações, sua validade como indicador da produção científi ca brasileira é prejudicada por efeitos endogênicos constatados em três das quatro revistas utilizadas como fontes. Registramos também as limitações do estudo e indicamos direções para futuros desenvolvimentos.

PALAVRAS-CHAVE Campo científi co; Administração de empresas; Ranking de produção acadêmica; Revistas nacionais “A”; Efeitos endogênicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thomaz Wood Jr, Fundação Getulio Vargas

Doutor em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (Eaesp-FGV). Professor titular da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (Eaesp-FGV).

Gabriel Vouga Chueke, Fundação Getulio Vargas

Mestrando em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-Eaesp). Pesquisador da Fundação Getulio Vargas (FGV-Eaesp).

Publicado

2008-10-21