A capacitação tecnológica das indústrias de louças de mesa de Campo Largo (PR)

Autores

  • Setembrino Soares Ferreira Júnior Universidade Federal do Paraná
  • João Carlos da Cunha Universidade Federal do Paraná

Resumo

A indústria cerâmica de louças de mesa é muito tradicional no país e intensiva em mão-de-obra. Muitos países, como a China, têm demonstrado interesse nesse segmento, e, como resultado disso, verificam-se o fechamento de várias fábricas e o desaparecimento de alguns pólos produtores no Brasil. Com base em estudo de casos múltiplos, este trabalho teve como objetivo compreender como elementos de transferência de tecnologia influenciaram a capacitação tecnológica das indústrias de louças de mesa do cluster de Campo Largo, Paraná. Os elementos de transferência de tecnologia considerados foram capacidades de absorção e gerencial, cultura de aprendizagem, modos de transferências praticados e natureza das tecnologias transferidas. Para a coleta de dados primários, desenvolveram-se entrevistas semiestruturadas em oito empresas fabricantes de louças de mesa do cluster. Os dados secundários foram obtidos em jornais e revistas impressos e disponíveis na mídia eletrônica. Foi possível constatar o alcance de capacidade tecnológica operacional por todas as empresas e de capacidade de aprendizagem dinâmica em apenas algumas delas.

PALAVRAS-CHAVE: Transferência de conhecimento e tecnologia; Capacidade tecnológica; Indústria cerâmica; Elementos de transferência de tecnologia; Louças de mesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Setembrino Soares Ferreira Júnior, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor assistente III do Departamento de Informática da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

João Carlos da Cunha, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (USP). Vice-coordenador da pós-graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Publicado

2008-08-04

Edição

Seção

Apresentação