Internacionalização de empresas brasileiras em uma perspectiva motivacional

Autores

  • Luiz Carlos Honório Faculdade Novos Horizontes

Resumo

Este artigo discute os resultados de uma pesquisa sobre o comportamento internacional da empresa sob o foco da perspectiva motivacional. Tem por objetivo identificar os tipos de estímulos que impulsionam uma empresa a atuar no exterior e examinar diferenças potenciais relacionadas ao seu comportamento motivacional, com base no tamanho da firma, nas estratégias de entrada e no envolvimento com vendas internacionais. Realizou-se um survey com 73 exportadoras brasileiras do setor de manufatura classificadas no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Os resultados evidenciam que fatores de ordem gerencial e associados aos mercados interno e externo impulsionam as atividades internacionais das empresas pesquisadas e que diferenças significativas se observam entre a maioria desses fatores quanto ao tamanho da firma, à complexidade das estratégias de entrada e ao envolvimento com vendas internacionais.

PALAVRAS-CHAVE: Internacionalização; Negócios internacionais; Características organizacionais; Motivação internacional; Empreendedorismo internacional.

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Biografia do Autor

Luiz Carlos Honório, Faculdade Novos Horizontes

Doutor (PhD) em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (Face-UFMG). Professor titular e pesquisador da Faculdade Novos Horizontes (Unihorizontes).

Publicado

2008-08-04

Edição

Seção

Apresentação