Quando a cooperação falha: um estudo de caso sobre o fracasso de uma rede interorganizacional

Autores

  • Douglas Wegner Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Antonio Domingos Padula Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

relações interorganizacionais, redes de empresas, cooperação, fracasso, estratégia cooperativa

Resumo

Os benefícios da cooperação interorganizacional têm sido pesquisados extensivamente pelos teóricos organizacionais, mas poucos estudos focam casos de fracasso. Apesar do grande número de redes de empresas bem sucedidas, muitas também enfrentam dificuldades na organização e na gestão da cooperação, encerrando suas atividades sem atingir os objetivos propostos. Este artigo apresenta um caso de fracasso de uma rede de empresas do segmento supermercadista, à luz de estudos de Park e Ungson (2001), Jarillo (1998), Khanna et al. (1998) e Brouthers et al. (1995) sobre as dificuldades na cooperação empresarial. Através de entrevistas em profundidade com a diretoria da rede, com empresários participantes e com a consultora que apoiou a criação da rede, identificou-se os principais fatores que contribuíram para que a rede fosse encerrada sem atingir os resultados esperados. Os fatores foram divididos em dois grupos: fatores pré-formalização da rede, como o perfil e escolha dos participantes, o número de participantes da rede e a definição do momento para lançamento da rede; e fatores pós-formalização da rede, incluindo aspectos como o surgimento de desajustes estratégicos, a perda de apoio do programa público e a falta de maturidade do grupo, que enfrentou dificuldades para gerenciar o processo de cooperação sem apoio externo. Como implicação teórica, o estudo apresenta fatores pouco explorados pela literatura e que podem levar ao fracasso da cooperação, como o número reduzido de empresas, o momento inadequado de lançamento da rede e a imaturidade do grupo. O conjunto de elementos identificado também têm implicações gerenciais: empresários e gestores de redes devem analisar cuidadosamente o perfil e o alinhamento estratégico das empresas ao constituir a rede, evitando que eventuais diferenças se tornem um problema depois que a rede já está constituída.

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Biografia do Autor

Douglas Wegner, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Administração pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade de Santa Cruz do Sul

Antonio Domingos Padula, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Administração pela Ecole Supérieure des Affaires da Université des Sciences Sociales de Grenoble – Grenoble II

Professor do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Publicado

2011-06-17

Edição

Seção

Recursos e Desenvolvimento Empresarial