A influência do fator ecológico na decisão de compra de bens de conveniência

Autores

  • Sérgio Luis Stirbolov Motta Universidade Mackenzie, Pontifícia Universidade Católica e Universidade Anhembi-Morumbi
  • Georgio Bedinelli Rossi Universidade Mackenzie, Fundação Getúlio Vargas e Universidade Sant'Anna

Resumo

Este artigo pretende elucidar se o fator ecológico pode ser considerado uma ferramenta mercadológica na medida em que vai ao encontro das necessidades dos consumidores a serem satisfeitas. Apresenta um estudo exploratório que teve como intuito revelar se o meio ambiente é um dos fatores levados em consideração pelos consumidores quando decidem suas compras de bens de conveniência. Os resultados indicam que o meio ambiente não é uma variável presente nas decisões de compra, não constituindo, portanto, elemento de agregação de valor aos produtos no sentido de satisfazer necessidades de clientes, sobretudo pelo fato de os consumidores não terem informação suficiente para tal. Apesar disso, sugerem que o investimento empresarial em gestão ambiental e no lançamento de produtos ecologicamente corretos poderá constituir, no futuro, vantagem competitiva, pois tanto o conhecimento sobre as questões ambientais quanto atitudes positivas em relação à preservação ambiental já estão presentes nos consumidores.

PALAVRAS-CHAVE: Meio Ambiente, Decisão de Compra, Satisfação de Necessidades, Gestão Ambiental, Vantagem Competitiva.

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Biografia do Autor

Sérgio Luis Stirbolov Motta, Universidade Mackenzie, Pontifícia Universidade Católica e Universidade Anhembi-Morumbi

Mestre em Administração pela Universidade Mackenzie, professor da Universidade Mackenzie, da PUC-SP e da Universidade Anhembi-Morumbi.

Georgio Bedinelli Rossi, Universidade Mackenzie, Fundação Getúlio Vargas e Universidade Sant'Anna

Doutor em Administração pela FGV-EAESP, professor da Universidade Mackenzie, da Fundação Getúlio Vargas e da Faculdade Sant´Anna.

Publicado

2008-06-25

Edição

Seção

Apresentação