Structural reform and environmental PROACTIVITY: the case of brazilian companies

Autores

  • Monica Cavalcanti Sá Abreu Universidade Federal do Ceará
  • Claire Y. Barlow Universidade de Cambridge
  • José Carlos Lázaro Silva Filho Universidade Federal do Ceará
  • Francisco Assis Soares Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Comparasion of institutional environments across emerging markets, Corporate Social Responsibility, Environmental management, Sustainable development in emerging market economies, Stakeholder engagement

Resumo

A partir de 1990, as empresas brasileiras observaram e participaram de uma profunda reforma estrutural. Paralelamente, as empresas foram pressionadas por um comportamento mais responsável do ponto de vista ambiental e social. Este artigo discute o efeito na proatividade ambiental de empresas brasileiras associada com a reforma estrutural, decorrente do “Plano Real”, que resultou em liberalismo comercial, desregulação e decréscimo da participação do Estado na economia. A pesquisa foi conduzida nos setores petroquímico, siderúrgico, têxtil e calçadista em empresas instaladas em diversos estados brasileiros. A metodologia de estudo de caso múltiplo foi adotada através de entrevistas e visitas as instalações fabris para coleta de dados primários visando identificar se as estratégias ambientais foram influenciadas pelo grau de internacionalização, tamanho da empresa e pressão dos stakeholders. Os resultados empíricos indicam que uma abordagem moderna e preventiva com relação a questão ambiental é claramente identificada em grandes empresas que operam no mercado internacional e que possuem investidores externos. A pesquisa identificou este comportamento ocorre, principalmente, nas empresas petroquímicas e siderúrgicas. O estudo demonstra que a reforma estrutural resultou em um efeito positivo na proatividade das empresas brasileiras, em virtude do aumento das pressões e do engajamento dos stakeholders.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monica Cavalcanti Sá Abreu, Universidade Federal do Ceará

Pós-Doutorado pelo Instituto de Produção da Universidade de Cambridge. Professora da Faculdade de Economia, Administração, Atuárias e Contabilidade da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Claire Y. Barlow, Universidade de Cambridge

Doutora em Engenharia de Materiais pelo Departamento de Ciência dos Materiais e Metalurgia da Universidade de Cambridge. Professora do Instituto de Produção da Universidade de Cambridge

José Carlos Lázaro Silva Filho, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Planejamento Ambiental pelo Instituto de Gestão em Planejamento Ambiental da Universidade Técnica de Berlim. Professor da Faculdade de Economia, Administração, Atuárias e Contabilidade da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Francisco Assis Soares, Universidade Federal do Ceará

Livre-Docente pela Faculdade de Economia, Administração, Atuárias e Contabilidade da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor da Faculdade de Economia, Administração, Atuárias e Contabilidade da Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

2010-05-14

Edição

Seção

Recursos e Desenvolvimento Empresarial