Redes sociais e o marketing de inovações

Autores

  • Herbert Kimura Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Leonardo Fernando Cruz Basso Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Diógenes Manoel Leiva Martin Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumo

O entendimento da dinâmica da adoção de novas tecnologias pelos consumidores torna-se cada vez mais importante dada a velocidade de surgimento de inovações. Para a área de marketing, novos desafios surgem, pois o avanço tecnológico pode criar diferentes perfis de usuários de produtos, implicando a necessidade de implementação de novos mecanismos de sensibilização do consumidor. Considerando o marketing boca a boca num contexto de redes sociais, este artigo procura avaliar a difusão do uso de novas tecnologias. Por meio de uma modelagem estocástica, são simuladas computacionalmente populações com graus diferentes de conexões nas redes sociais, e é estimada a evolução da proporção de usuários de uma nova tecnologia. O uso da modelagem estocástica permite a análise de fenômenos complexos que dificilmente poderiam ser avaliados de forma empírica, por causa da problemática de criação de constructos, de levantamento de dados, de adequação de estimativas de parâmetros à realidade de novas tecnologias e de limitação das ferramentas estatísticas. Os resultados do modelo sugerem que o fortalecimento de vínculos entre indivíduos e a implementação de programas de marketing que explorem as interações nas redes sociais constituem importantes estratégias para o aumento da velocidade de difusão de tecnologias.

PALAVRAS-CHAVE: Adoção de novas tecnologias; Redes sociais; Marketing boca a boca; Modelagem estocástica de redes sociais; Difusão tecnológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Herbert Kimura, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor em Administração pela Escola de Administração e Economia da Fundação Getulio Vargas de São Paulo (EAESP-FGV). Professor adjunto associado da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Leonardo Fernando Cruz Basso, Universidade Presbiteriana Mackenzie

PhD em Economia pela New School for Social Research (Estados Unidos). Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Diógenes Manoel Leiva Martin, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor em Administração de Empresas pela Escola de Administração e Economia da Fundação Getulio Vargas de São Paulo (EAESP-FGV). Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Publicado

2008-08-04

Edição

Seção

Apresentação