Previsão de retornos de ações dos setores financeiro, de alimentos, industrial e de serviços, por meio de RNA e modelos ARIMA-GARCH

Autores

  • Mauri Aparecido de Oliveira Universidade de São Paulo
  • Alessandra de Ávila Montini Universidade de São Paulo
  • Daniel Reed Bergmann Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumo

O objetivo deste trabalho é realizar previsões de séries de retornos de ações de empresas dos setores financeiro, de alimentos, industrial e de serviços, utilizando redes neurais artificiais (RNA) do tipo feedforward treinadas com algoritmo de Levenberg-Marquardt e modelos Arima-Garch. Selecionaram-se duas séries de cada setor, e os dados foram obtidos da economática. Para o setor financeiro, são analisadas as séries dos bancos Bradesco e Itaú, no setor de alimentos a Perdigão e a Sadia, no setor industrial a Marcopolo e a Gerdau, e no setor de serviços o Pão de Açúcar e Lojas Americanas. Verificou-se que as previsões realizadas pelas duas técnicas têm desempenhos parecidos, não revelando superioridade de nenhuma técnica. PALAVRAS-CHAVE Séries temporais; Previsão; Algoritmo de Levenberg-Marquardt; Redes neurais; Arima-Garch.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauri Aparecido de Oliveira, Universidade de São Paulo

Doutor em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia e Administração de Empresas da Universidade de São Paulo (FEA-USP-SP).

Alessandra de Ávila Montini, Universidade de São Paulo

Doutora em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia e Administração de Empresas da Universidade de São Paulo (FEA-USP-SP). Professora da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP-SP).

Daniel Reed Bergmann, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mestre em Contabilidade pela Faculdade de Economia e Administração de Empresas da Universidade de São Paulo (FEA-USP-SP). Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Publicado

2008-08-04

Edição

Seção

Apresentação