Estrutura de capital e janelas de oportunidade: testes no mercado brasileiro

Autores

  • Eduardo Alexandre Mendes Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial
  • Leonardo Fernando Cruz Basso Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Eduardo Kazuo Kayo Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Oferta inicial de ações, Estrutura de Capital, Janelas de Oportunidade, Alavancagem, Criação de Valor

Resumo

Este estudo testa a teoria das janelas de oportunidade (EMTT) para o mercado acionário brasileiro. O artigo é uma adaptação do artigo de Baker e Wurgler (2002) que testou com sucesso essa teoria para o mercado acionário americano. A teoria não foi comprovada no mercado brasileiro. A alavancagem diminuiu no primeiro ano após as ofertas públicas iniciais (IPO), mas cresceu novamente sem apresentar a persistência necessária para corroborar a teoria.

 

 

 

 

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Biografia do Autor

Eduardo Alexandre Mendes, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial

Mestre em Administração de Empresas pelo Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Departamento de Administração do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Leonardo Fernando Cruz Basso, Universidade Presbiteriana Mackenzie

PhD em Economia pelo Departmento de Economia da New School of Social Research, Estados Unidos. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Eduardo Kazuo Kayo, Universidade de São Paulo

Livre-docente em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

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Publicado

2009-10-23