Elementos do marketing na captação de recursos do terceiro setor

Autores

  • Lucila Maria de Souza Campos Universidade Federal de São Carlos
  • Ricardo Boeing-da-Silveira Universidade do Vale do Itajaí
  • Rosilene Marcon Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

O crescimento do terceiro setor no Brasil e a disputa cada vez mais acirrada por recursos que financiem seus projetos acarretaram o desenvolvimento de ações de cunho anteriormente considerado de exclusividade do segundo setor (mercado), como segmentação de possíveis investidores, comunicação das atividades da organização à comunidade em geral e estratégias de marketing de relacionamento com seus doadores, visando ao estabelecimento de alianças duradouras e à garantia de financiamento em longo prazo. Entretanto, os vários tipos de organizações sem fins lucrativos realizam tais atividades de diferentes modos, a lgumas em maior, outras em menor intensidade, tornando-as pertencentes a grupos específicos. Diante disso, investigaram-se as diferenças existentes entre a execução desses elementos de marketing em dois tipos de fundações do terceiro setor de Santa Catarina identificados no Ministério Público. A análise dos resultados evidenciou que os dois grupos realizam a comunicação/promoção, a segmentação e o marketing de relacionamento de maneiras específicas, salvo algumas exceções, além de apresentarem falta de foco em sua finalidade, o que pode resultar em uma baixa captação de recursos, prejudicando a implementação de projetos.

PALAVRAS-CHAVE: Comunicação; Segmentação; Marketing de relacionamento; Terceiro setor; Captação de recursos.

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Biografia do Autor

Lucila Maria de Souza Campos, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).

Ricardo Boeing-da-Silveira, Universidade do Vale do Itajaí

Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

Rosilene Marcon, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Publicado

2008-08-01

Edição

Seção

Apresentação