Relação entre gastos com saúde, índice de esforços da atenção básica em saúde e tipologia da estrutura do sistema de saúde dos municípios do estado de São Paulo

Autores

  • Patrícia Siqueira Varela Universidade de São Paulo
  • Milton Carlos Farina Universidade de São Paulo

Resumo

Em um contexto marcado pela redemocratização do país e pelas propostas de reforma do Estado, a área da saúde tem se destacado pelos avanços no processo de descentralização, pela relevância dos dispêndios sociais municipais nesta função e pela expansão dos sistemas de informações. Ao mesmo tempo, o atual modelo de gestão pública por resultados tem contribuído para o uso de indicadores sociais a fim de subsidiar o processo decisório, mas ainda existem o desafio de uma avaliação conjunta de indicadores de resultados/esforços e a aplicação de recursos orçamentários. O objetivo deste estudo foi apresentar uma análise descritiva a partir do contraste de relações entre categorias dos municípios paulistas em termos de gastos em saúde com recursos próprios por habitante, transferências do Sistema Único de Saúde (SUS) por habitante, ti pologia da estrutura do sistema de saúde e índice de esforço da atenção básica da saúde. Os dois últimos criados pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), órgão do governo do Estado de São Paulo. A análise do comportamento das quatro variáveis foi realizada por meio do teste qui-quadrado e da técnica de análise de correspondência. Obtiveram-se, como princi pais resultados, a associação entre os índices de esforço da atenção básica e os gastos em saúde com recursos próprios por habitante e o baixo poder de discriminação entre municípios pelos valores de transferências de recursos do SUS.

PALAVRAS-CHAVE: Setor saúde; Municípios; Infra-estrutura do Sistema de Saúde; Indicadores sociais; Gastos com saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Siqueira Varela, Universidade de São Paulo

Mestre e doutoranda em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (USP).

Milton Carlos Farina, Universidade de São Paulo

Mestre em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV) e doutorando em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (USP).

Publicado

2008-08-01

Edição

Seção

Apresentação