Análise exploratória da colaboração dos funcionários e do desempenho do planejamento colaborativo na Klabin S.A.

Autores

  • Roberto Giro Moori Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Antonio Carlos Domenek Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumo

O planejamento colaborativo tem como foco o compartilhamento de informações estratégicas entre os membros da cadeia produtiva, objetivando desempenho competitivo. Todavia, obter desempenho competitivo depende da colaboração dos funcionários. À vista disso, esta pesquisa de natureza exploratória do tipo estudo de caso investiga o grau de relacionamento entre a colaboração dos funcionários e o desempenho do planejamento colaborativo na empresa brasileira de papel e celulose, a Klabin S. A. O resultado da pesquisa, analisado com dados primários obtidos por meio de entrevistas, mostrou evidência de alto grau de relacionamento entre a colaboração e o desempenho do planejamento colaborativo. Esse resultado foi corroborado na análise dos dados secundários, coletados por meio dos documentos oficiais da empresa. Concluiu-se que, embora houvesse a evidência do relacionamento positivo, esse resultado não pode ser analisado somente com base na colaboração dos funcionários. A análise deve incluir outras variáveis como treinamento e valorização profissional, qualificações técnicas e ferramentas gerenciais, para obter uma melhor acuracidade do grau de relacionamento de cada uma delas no desempenho do planejamento colaborativo.

PALAVRAS-CHAVE: Comprometimento; Confiança; Trabalho em equipe; Klabin, Gestão da cadeia de suprimentos; Planejamento colaborativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Giro Moori, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor em Engenharia da Produção pela USP. Professor titular do Programa de Pós-Graduação “Stricto Senso” em Administração da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Área de interesse em pesquisa: Operações, Logística e Gestão de Cadeias de Suprimentos.

Antonio Carlos Domenek, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Gerente de Suprimentos da Klabin S.A. Área de interesse em pesquisa: Operações, Logística e Gestão de Cadeias de Suprimentos.

Publicado

2008-08-01

Edição

Seção

Apresentação