Propagandas business-to-business versus business-to-consumer: uma comparação de anúncios de serviços em revistas brasileiras

Autores

  • Valter Afonso Vieira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Martin de la Martiniere Petroll Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Existem vários tipos de anúncios, alguns de bens, de idéias e, por fim, outros de serviços. Sendo mais específico, propagandas enfatizando serviços pelas empresas são mais raras do que propagandas com foco em bens. O presente artigo testa seis hipóteses em relação à comparação do conteúdo das propagandas de serviços com foco business-to-business e business-to-consumer. Da mesma forma, verifica-se também a existência de diferentes targets na elaboração de seus conteúdos. As sete variáveis avaliadas por meio de análise de conteúdo foram: tipo de anúncio, apelo, manchete, qualidade, preço, segmentação e endereço eletrônico. Os dados foram obtidos de 34 revistas de negócios publicadas no Brasil, totalizando uma amostra de 812 propagandas, das quais 29% foram para serviços business-to-business e 71% com foco business-to-consumer. Os resultados obtidos demonstraram a rejeição de apenas uma das seis hipóteses teoricamente propostas, reforçando a idéia de determinadas características que propagandas business-to-business possuem. Comentários adicionais e contribuições do estudo concluem o artigo. PALAVRAS-CHAVE Propaganda; Serviços; Análise de conteúdo; Revistas de administração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valter Afonso Vieira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando em Marketing pelo PPGA/EA/UFRGS.

Martin de la Martiniere Petroll, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando em Marketing pelo PPGA/EA/UFRGS.

Publicado

2008-08-01

Edição

Seção

Apresentação