O comportamento do consumidor do setor farmacêutico diante da demanda não atendida – implicações para a cadeia de suprimentos

Autores

  • Maria Aparecida Gouvêa Universidade de São Paulo
  • Monica Rottmann de Biazzi Universidade de São Paulo

Resumo

Neste artigo é realizado um estudo sobre o comportamento dos clientes de uma drogaria, na situação de não haver encontrado o produto desejado. O objetivo deste estudo é avaliar o comportamento dos clientes, considerando a importância dos consumidores como elo final da cadeia de suprimentos de um setor. O comportamento de compra dos consumidores finais afeta decisivamente o gerenciamento da cadeia de suprimentos, uma vez que influencia a tomada de decisões das várias empresas da cadeia. Conhecer efetivamente o comportamento dos vários elos da cadeia, incluindo o consumidor final, traz inúmeras vantagens, entre elas maior compreensão de interligações especialmente significativas na cadeia, melhor gestão da capacidade produtiva, política de estocagem mais eficiente e facilidade para focalizar uma perspectiva de longo prazo. Um mapeamento das associações das possíveis decisões comportamentais dos clientes a suas características individuais foi obtido por meio da técnica de análise de correspondência múltipla. Essa análise permitiu maior compreensão de aspectos subjacentes ao comportamento dos clientes da drogaria que foi objeto de estudo deste trabalho.

PALAVRAS-CHAVE; Comportamento do consumidor; Cadeia de suprimentos; Análise de correspondência múltipla.

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Biografia do Autor

Maria Aparecida Gouvêa, Universidade de São Paulo

Doutora em Administração (FEA/USP) e mestra em Estatística (IME/USP). Professora Associada da FEA/USP.

Monica Rottmann de Biazzi, Universidade de São Paulo

Graduada em Administração de Empresas pela FEA-USP e mestranda em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP.

Publicado

2008-08-01

Edição

Seção

Apresentação