Impactos da informatização na gestão de supermercados

Autores

  • Nilson Gessoni Sapata Aguilar Ferreira Universidade do Grande ABC
  • Marco Antonio Pinheiro da Silveira Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Resumo

Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada em 27 supermercados de diferentes portes, na qual se buscou avaliar os impactos da informatização na gestão desses estabelecimentos. O setor de comércio e, particularmente, os supermercados realizam investimentos em tecnologia da informação (TI) inferiores aos dos setores da indústria e de serviços. O método de pesquisa utilizado foi o de levantamento, e os principais aspectos investigados foram: estrutura de TI predominante, projetos de TI mais importantes, fatores críticos de sucesso (FCS) para projetos de TI e impactos da informatização nas operações dos supermercados. A análise baseou-se na percepção dos gerentes com relação a esses aspectos. Observou-se que os supermercados de porte médio possuem, em geral, rede cliente/servidor como estrutura de TI, enquanto nos de grande porte predomina mainframe. O projeto de TI considerado mais importante entre os estabelecimentos pesquisados foi o ponto-de-venda (PV), seguido pela transferência eletrônica de fundos (TEF) e depois eletronic data interchange (EDI). Os FCS de maior importância, segundo os entrevistados, são o “apoio da alta gerência” e a “integração entre as áreas da empresa”. Finalmente, constatou-se que, no estágio atual de informatização desses supermercados, o principal impacto percebido pelos gerentes foi a maior agilidade no atendimento ao cliente.

PALAVRAS-CHAVE: Informatização; Supermercados; Tecnologia da informação; Fatores críticos de sucesso.

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Biografia do Autor

Nilson Gessoni Sapata Aguilar Ferreira, Universidade do Grande ABC

Universidade do Grande ABC (UniABC). Mestre em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (Imes).

Marco Antonio Pinheiro da Silveira, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Universidade Municipal de São Caetano do Sul (Imes). Mestre e doutor pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getulio Vargas, e pós-doutorado pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), Universidade de São Paulo.

Publicado

2008-08-01

Edição

Seção

Apresentação