Custos e benefícios para o consumidor na ação da reciclagem

Autores

  • Simone Conceição Ramos Castanho Universidade Metodista de Piracicaba
  • Eduardo Eugênio Spers Universidade Metodista de Piracicaba
  • Osvaldo Elias Farah Universidade Metodista de Piracicaba

Resumo

A industrialização e a mídia induziram um comportamento mais consumista das pessoas, em que produtos são utilizados e descartados com maior freqüência e sem muito critério, o que resulta num maior volume de resíduos depositados no meio ambiente. O consumidor pode interferir nesse processo escolhendo produtos e serviços que prejudiquem menos o meio ambiente, ou que possam ser reaproveitados de modo a contribuir para a melhoria da qualidade de vida de sua comunidade e do planeta. Esse não-comprometimento com as conseqüências, aliado ao poder de modificar esse cenário pelo processo de reciclagem, por exemplo, tornam os consumidores importantes. Embora exista uma busca pelos benefícios da reciclagem, o custo dessa atividade pode ainda ser considerado alto por um segmento de consumidores. Este trabalho verifica a propensão do consumidor em reciclar com base no conceito de valor ou relação custo-benefício. Foram entrevistados consumidores de um município do interior do Estado de São Paulo em duas etapas. Na primeira, utilizou-se uma pesquisa em profundidade para levantar as variáveis percebidas como de custo-benefício na ação de reciclar. Na segunda etapa foi realizada uma pesquisa com 124 consumidores. Em relação aos benefícios, os resultados demonstram que existe uma preocupação com a questão ambiental no sentido mais amplo. Em relação aos custos, observa-se uma predisposição no processo final da reciclagem, mas não existe uma preocupação no momento de aquisição do produto. Sugestões em relação a decisões estratégias privadas e políticas públicas de comunicação e educação voltadas ao consumidor foram descritas no sentido de aumentar o seu consumo consciente.

PALAVRAS-CHAVE: Comportamento do consumidor; Custo e benefício; Reciclagem; Meio ambiente.

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Biografia do Autor

Simone Conceição Ramos Castanho, Universidade Metodista de Piracicaba

Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Administração da Unimep. Especialista em Gestão de Negócios pela Faculdade Internacional de Curitiba.

Eduardo Eugênio Spers, Universidade Metodista de Piracicaba

Doutor em Administração pela FEA/USP. Mestre em Economia Aplicada pela ESALQ/USP. Docente do Programa de Mestrado Profissional em Administração da Unimep e do Departamento de Economia e Sociologia da ESALQ/USP. Pesquisador do Pensa/FIA/USP.

Osvaldo Elias Farah, Universidade Metodista de Piracicaba

Mestre em Administração pela EAESP-FGV – São Paulo. Docente do Programa de Mestrado Profissional em Administração da Unimep.

Publicado

2008-07-30

Edição

Seção

Apresentação