Estratégias de marcas próprias varejistas: um estudo de caso em uma grande rede supermercadista brasileira

Autores

  • Paula Bulamah Spineli Universidade de São Paulo
  • Janaina de Moura Engracia Giraldi Universidade de São Paulo
  • Marcos Cortez Campomar Universidade de São Paulo

Resumo

O presente estudo aborda as vantagens e riscos relacionados às marcas próprias, a partir da perspectiva dos varejistas, assim como as estratégias para marca própria e o crescimento no mercado brasileiro. O artigo analisa as estratégias utilizadas por uma rede supermercadista nacional de grande porte no que se refere ao gerenciamento de suas marcas próprias, por meio de um estudo de caso. Os resultados evidenciaram existir duas linhas de produtos com estratégias de marcas próprias distintas: uma linha de produtos light (marca própria proprietária) e uma outra linha de produtos que leva o nome do supermercado estudado (marca própria endossada), classificadas como estratégia fantasia.

Palavras–chave: Marcas próprias; Varejo supermercadista; Estratégias e posicionamento.

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Biografia do Autor

Paula Bulamah Spineli, Universidade de São Paulo

Mestre em Administração de Organizações, Faculdade de Economia Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo

Janaina de Moura Engracia Giraldi, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Administração de Empresas pela FEA/USP/SP

Marcos Cortez Campomar, Universidade de São Paulo

Professor Titular da Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade da USP SP

Publicado

2008-07-30

Edição

Seção

Apresentação