Um estudo acerca das estratégias de extensões de marca e de linha de produtos

Autores

  • Braulio Alexandre Contento de Oliveira Faculdade Integradas de São Paulo e Universidade Anhembi-Morumbi
  • Fauze Najib Mattar Universidade de São Paulo

Resumo

Este trabalho tem como principal objetivo apresentar as diferenças, as possibilidades, os benefícios e os riscos associados às estratégias de extensão de marca e de linha de produtos. Por meio de pesquisa bibliográfica e das experiências dos autores, chegou-se às seguintes conclusões: extensão de marca diz respeito à utilização de uma marca já trabalhada por uma empresa em um novo produto, de uma categoria ainda não trabalhada por ela; e, extensão de linha diz respeito à inclusão de um novo item de produto ao composto de produtos de uma empresa, o qual guarda um alto grau de similaridade com um ou mais produtos dela e pode levar, ou não, uma marca já utilizada.

PALAVRAS-CHAVE Extensão de Marca; Extensão de Linha de Produto; Políticas de Extensão; Política de Marca.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Braulio Alexandre Contento de Oliveira, Faculdade Integradas de São Paulo e Universidade Anhembi-Morumbi

Aluno especial do Programa de Doutorado em Administração da FEA/USP, em 2000; Bacharel e Mestre em Administração pela Universidade Mackenzie; Professor da FISP e da Universidade Anhembi-Morumbi; Consultor da FIA-FEA/USP.

Fauze Najib Mattar, Universidade de São Paulo

Bacharel, Mestre, Doutor e Livre Docente em Administração pela FEA/USP; professor da FEA/USP. Coordenador de projetos da Fundação Instituto de Administração. Professor visitante da University of Massachussets, – College of Management, – Marketing Department.

Publicado

2008-06-25

Edição

Seção

Apresentação