Sucesso exportador: influência da orientação estratégica, atitude e capacidade gerencial

Autores/as

  • José Ednilson de Oliveira Cabral Universidade de Fortaleza - Unifor
  • Luiz Alberto da Silva Júnior Universidade de Fortaleza

Resumen

O aumento do nível de exportações, com reflexos positivos na balança comercial, é um dos elementos mais importantes para o crescimento sustentável de um país, significando, entre outras coisas, a redução de sua dependência financeira externa. Portanto, um fato que requer reflexão e análise é a alta taxa de empresas brasileiras que iniciam a atividade de exportação, mas não dão continuidade a ela. Nesse sentido, este estudo analisou a influência das dimensões relativas ao marketing estratégico, às atitudes e às percepções gerenciais sobre o sucesso exportador (continuidade) de empresas de pequeno e médio porte do Estado do Ceará. Com base no modelo conceitual formulado a partir da revisão das teorias e estudos empíricos sobre internacionalização de empresas e desempenho exportador, foi realizada, em 2003, uma pesquisa de campo envolvendo 35 empresas de pequeno e médio portes no Ceará, utilizando questionário estruturado. O método de análise discriminante foi a técnica utilizada para identificar as diferenças estatísticas relevantes. Os resultados da pesquisa levaram à aceitação estatística das hipóteses formuladas de que os construtos orientação proativa, planejamento para exportação, atitude exportadora e capacidade gerencial incluem-se entre os fatores explicativos de sucesso, em termos de atividade exportadora continuada, das empresas pesquisadas.

Palavras-chave: Marketing internacional; Marketing de exportação; Exportação; Internacionalização de empresas; Empresas exportadoras.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Ednilson de Oliveira Cabral, Universidade de Fortaleza - Unifor

PhD em Economia da Tecnologia pela University of Reading, Inglaterra, e mestre em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas, SP. Pesquisador e professor titular da Embrapa Agroindústria Tropical e da Universidade de Fortaleza (Unifor).

Luiz Alberto da Silva Júnior, Universidade de Fortaleza

Mestre em Negócios Internacionais pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Professor e técnico do Banco do Nordeste do Brasil.

Publicado

2008-07-30

Número

Sección

Apresentação