Teoria funcionalista dos valores humanos: aplicações para organizações

Autores

  • Valdiney V. Gouveia Universidade Federal da Paraíba
  • Taciano L. Milfont Universidade Victoria de Wellington
  • Ronald Fischer Universidade Victoria de Wellington
  • Jorge Artur Peçanha de Miranda Coelho Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Este artigo descreve a teoria funcionalista dos valores humanos e a relaciona com variáveis importantes para as organizações. A teoria identifica duas funções consensuais dos valores: os valores guiam as ações e dão expressão às necessidades humanas. A primeira função diferencia três tipos de orientações valorativas (social, central e pessoal), enquanto a segunda função classifica os valores como humanitários ou materialistas. A união dessas duas funções origina seis subfunções de valores (experimentação, realização, existência, suprapessoal, interacional e normativa). Três estudos empíricos são apresentados, examinando a influência das subfunções no comprometimento organizacional de funcionários de uma empresa privada (Estudo 1), no bem-estar afetivo de funcionários de uma prefeitura (Estudo 2) e na fadiga e

 

 

 

burnout de enfermeiros, médicos e psicólogos (Estudo 3). Os resultados demonstram a influência dos valores nessas variáveis e são discutidos de acordo com a teoria funcionalista dos valores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdiney V. Gouveia, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Psicologia Social pela Faculdade de Ciências Políticas e Sociologia da Universidade Complutense de Madri – Espanha. Professor adjunto IV do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba (UFPA).

Taciano L. Milfont, Universidade Victoria de Wellington

PhD pelo Departamento de Psicologia da Universidade de Auckland – Nova Zelândia. Lecturer of School of Psychology and Centre for Applied Cross-Cultural Research da Universidade Victoria de Wellington.

Ronald Fischer, Universidade Victoria de Wellington

PhD pelo Departamento de Psicologia da Universidade de Sussex – Inglaterra. Senior Lecturer of School of Psychology and Centre for Applied Cross-Cultural Research da Universidade Victoria de Wellington.

Jorge Artur Peçanha de Miranda Coelho, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Psicologia Social pelo Departamento de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPA). Doutorando do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba (UFPA).

Downloads

Publicado

2009-07-23