Estratégia de desenvolvimento de marcas próprias por supermercados no Brasil

Autores

  • Jorge Antonio Appollo Unterleider Castelli - Escola Superior de Hotelaria
  • Cláudio Damacena Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Resumo

As empresas de varejo no Brasil, em especial os supermercados, vêm adotando práticas com o intuito de conquistar e fidelizar consumidores e, ao mesmo tempo, diferenciar-se dos concorrentes. O acirramento da competição entre os supermercados força a busca por alternativas com capacidade de fortalecer o posicionamento diante de seus concorrentes e também dos fabricantes tradicionais de produtos com marcas conhecidas. Entre as ações desenvolvidas para esse fim, alguns supermercados investem no desenvolvimento de produtos com suas marcas, os produtos com marca própria de supermercados. Neste sentido, este estudo busca analisar o processo de desenvolvimento desses produtos, desde as motivações estratégicas até os resultados que vêm sendo obtidos. Foram pesquisados cinco supermercados por meio da abordagem de estudo de casos, utilizando múltiplas fontes de evidências. Os resultados encontrados mostram que os supermercados desenvolvem produtos com suas marcas principalmente a fim de fidelizar o consumidor, aumentar seu lucro e elevar o poder de barganha junto aos fornecedores tradicionais. Também foi identificado um apelo social motivador no processo de desenvolvimento desses produtos.

PALAVRAS-CHAVE: Supermercado; Marca própria; Poder de barganha.

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Biografia do Autor

Jorge Antonio Appollo Unterleider, Castelli - Escola Superior de Hotelaria

Professor na Castelli – Escola Superior de Hotelaria.

Cláudio Damacena, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Professor e pesquisador na Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Publicado

2008-07-30

Edição

Seção

Apresentação