Empresa familiar: identificação das repercussões econômicas, tecnológicas e organizacionais por meio da trajetória dos sucessores

Autores

  • Nilda Maria de Clodoaldo Pinto Guerra Leone Universidade Potiguar
  • Rodrigo Jose Guerra Leone Universidade Potiguar

Resumo

Este artigo enfoca o processo sucessório em uma empresa familiar e suas repercussões nos resultados econômicos, tecnológicos e organizacionais de um grupo empresarial. Para tal, é apresentado o estudo de caso do grupo Ypióca, empresa brasileira que se encontra na 4a geração e já preparando a 5a geração. Com mais de um século e meio de existência, o grupo Ypióca integra um sistema de sete modernas empresas de porte médio. Seu principal produto está presente no mercado nacional e internacional: a aguardente de cana-de-açúcar. A coleta de dados da pesquisa foi realizada por meio de documentos e entrevistas com envolvidos no processo sucessório (atual dirigente-sucessor e herdeira da 4a geração). São apresentadas as repercussões econômicas, tecnológicas e organizacionais nos resultados da empresa, assim como a análise do processo sucessório pela construção da sucessão.

PALAVRAS-CHAVE: Empresa familiar; Repercussões; Sucessores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilda Maria de Clodoaldo Pinto Guerra Leone, Universidade Potiguar

Professora de Mestrado Profissional na Universidade Potiguar – Natal – RN. Pós-doutorado em Ciências da Administração pela Université de Savoie, Annecy, França. Doutorado em Ciências da Administração pela Université de Grenoble II, França.

Rodrigo Jose Guerra Leone, Universidade Potiguar

Professor de Mestrado em Administração na Universidade Potiguar. Doutor em Engenharia de Sistemas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – COPPPE/UFRJ.

Publicado

2008-07-30

Edição

Seção

Apresentação