CCQ, PRODUTIVIDADE E SEGURANÇA: UM ESTUDO EM UMA MULTINACIONAL JAPONESA
Palabras clave:
CCQ, Produtividade, SegurançaResumen
Este trabalho discute a importância da qualidade e o papel da equipe do CCQ (Círculos de Controle de Qualidade) no desenvolvimento de melhoria contínua no ambiente de um sistema produtivo. O objetivo geral é apresentar a aplicação do ciclo PDCA pela equipe do CCQ (Círculo de Controle da Qualidade) no setor de modelação de uma empresa de São Paulo visando melhorar a produtividade e a segurança. A metodologia de pesquisa abrange pesquisa bibliográfica e de campo em uma multinacional japonesa de São Paulo. Os resultados mostram o papel da equipe do CCQ na aplicação do ciclo PDCA, usando ferramentas da qualidade para entender seus problemas, priorizar e propor um plano de ação que pode contribuir para a melhoria da produtividade e trazer impactos positivos na segurança dos colaboradores. Conclui-se que a equipe de CCQ pode fazer grande diferença na gestão da qualidade pois incentiva a participação dos colaboradores e viabiliza a resolução de problemas da produção com uma visão crítica.
Descargas
Citas
ABREU, Ederson; LIMA, Jerônimo. Visão holística da qualidade na administração empresarial. Revista AGAS. Porto Alegre, 1993.
ALVAREZ, R. R. Desenvolvimento de uma análise comparativa de métodos de identificação, análise solução de problemas. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Dissertação de Mestrado em Engenharia de Produção. 1996.
CAMPOS, Vicente Falconi, TQC: controle da qualidade total: no estilo japonês. Belo Horizonte, Editora Nova Lima- MG: INDG Tecnologia e Serviços LTDA, 2004.
CAMPOS, Vicente Falconi. Uma investigação sobre a solução de problemas a partir da experiência do CCQ: análise da teoria e da prática, Belo Horizonte, 2004.
COLTRO. Alex. A gestão da qualidade total e suas influências na competitividade empresarial. Caderno de pesquisas em Administração, São Paulo, V. I; Nº. 2, 1ºSEM. 1996. Disponível em: http://www.ead.fea.usp.br/cad-pesq/arquivos/C02-art04.pdf Acesso em 12/fev/2015.
CHAVES, N. M. D. Soluções em equipe. Belo Horizonte: Editora de Desenvolvimento Gerencial, 2000.
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração, edição compacta, Rio de Janeiro, Editora Campos, 2000.
EOQC – European Organization for Quality Control. Glossary of term and used in quality control. Roterdã: EOQC, 1972.
GARVIN, David A. Gerenciando a qualidade: a visão estratégica e competitiva. Rio de Janeiro: Qualitymark Ed., 2002.
ISHIKAWA, Kaoru. Controle de qualidade total à maneira japonesa. 6a. Edição, Ed. Campus, São Paulo, 1995.
JENKINS, G. Quality control. Lancaster, UK: University of Lancaster, 1971.
JURAN, J. M. Juran Institute Report. New York; Free Press, 1971.
_______; GRYNA, F. Controle da qualidade handbook. São Paulo: Makron Books-McGraw-Hill, 1991. v.1
JURAN, J. M., A Qualidade desde o Projeto. São Paulo. Ed. Pioneira, 1992.
LINS, B. Ferramentas básicas da qualidade. Disponível em:
< https://pt.scribd.com/doc/76091211/Ferramentas-Basicas-Da-Qualidade >Acesso em: 18/fev/2015.
MAGALHÃES, M. J. Conceito de ferramentas básicas da qualidade. 2000. Disponível em <http://www.aprendersempre.org.br/arqs/9%20-%207_ferramentas_qualidade.pdf>. Acesso em: 18/fev/2015.
MURRAY R. Spiegel – Probabilidade e estatística básica – Coleção Schaum, 1978.
PALADINI, Edson Pacheco. Gestão da qualidade no processo. São Paulo: Atlas, 1995.
PALADINI, Edson Pacheco, Qualidade total na prática – implantação e avaliação de sistema de qualidade total, 2. ed. São Paulo: Atlas, 1997.
PALADINI, Edson Pacheco. Gestão da qualidade: teoria e prática. 2. Ed., São Paulo Atlas, 2006.
SALAZAR FILHO, Homero de Oliveira. A aplicação da metodologia de produção mais limpa através dos Círculos de Controle da Qualidade – CCQ em uma indústria do setor metal mecânico – Estudo de Caso. UFSC. Dissertação de mestrado apresentada ao programa de Pós Graduação em engenharia de Produção – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002. Disponível em: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83240 Acesso em: 10/fev/2015.
SLACK, N. Vantagem competitiva em manufatura. São Paulo: Atlas, 2002.
YIN, Robert K. Estudo de Caso: planejamento e método. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Eliacy Cavalcanti Lélis, Ednardo Sampaio Amorim
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Universidade Presbiteriana Mackenzie., sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.