PROJETO DE EXERCÍCIO FUNDAMENTADO: UMA ALTERNATIVA AO ESTUDO DE CASO EM LOGÍSTICA, EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL
Palabras clave:
Interdisciplinaridade, Estudo de caso, Ensino Superior, Métodos quantitativosResumen
No contexto de distanciamento social, provocado pela pandemia de COVID-19, muitas visitas técnicas e coletas de dados em empresas se tornaram impraticáveis, comprometendo o andamento de disciplinas que dependiam dessas atuações práticas. Visando transpor esse problema, este artigo apresenta o modelo Projeto de Exercício Fundamentado (PEF) como alternativa aos estudos de caso com coleta de dados em empresa. O artigo traz uma fundamentação teórica sobre a importância da relação entre prática e teoria no ensino superior e apresenta o modelo PEF, aplicado na Faculdade de Tecnologia da Zona Leste, no curso de Tecnologia em Logística.
Descargas
Citas
BAPTISTA, M. N.; CAMPOS, D. C. Metodologias Pesquisa em Ciências - Análise Quantitativa e Qualitativa. 2ª ed. Grupo GEN, 2016. [Minha Biblioteca].
BRASIL ESCOLA, Métodos quantitativos como apoio à estratégia de negócios. Disponível em <https://monografias.brasilescola.uol.com.br/administracao-financas/metodos-quantidativos-como-apoio-estrategia-negocios.htm#indice_7> Acesso em 24/07/2020.
CAUCHICK, P. Metodologia de Pesquisa em Engenharia de Produção e Gestão de Operações. Grupo GEN, 2018. [Minha Biblioteca].
CPS [Centro Paula Souza]. Comunicado CPS Coronavirus 8. Disponível em <https://www.cps.sp.gov.br/comunicados/>. Acesso em 23/07/2020.
DECRETO Nº 59.283. Declara situação de emergência no Município de São Paulo e define outras medidas para o enfrentamento da pandemia decorrente do coronavírus. Disponível em <http://legislacao.prefeitura.sp.gov.br/leis/decreto-59283-de-16-de-marco-de-2020>. Acesso em 23/07/2020.
LUCK, H. Pedagogia da interdisciplinaridade. Fundamentos teórico - metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2001.
MEC [Ministério da Educação]. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia. PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 23/4/2019, Seção 1, Pág. 109. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/docman/marco-2019-pdf/109871-pces001-19-1/file>. Acesso em 24/07/2020.
MEDEIROS, C.; GARIBA Jr, M. Projeto integrador: uma alternativa para o processo de avaliação discente dos cursos superiores de tecnologia. In: XXXIV COBENGE. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2006. ISBN 85-7515-371-4 Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia.
ONU NEWS. Organização Mundial da Saúde declara novo coronavírus uma pandemia. Disponível em <https://news.un.org/pt/story/2020/03/1706881>. Acesso em 23/07/2020.
PELEIAS, I. R., et al. Interdisciplinaridade no ensino superior: análise da percepção de professores de controladoria em cursos de ciências contábeis na cidade de São Paulo. Avaliação (Campinas). Sorocaba, v.16, n.3, p.499-532, Nov. 2011. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772011000300002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 24/07/2020.
PORTAL DA INDÚSTRIA, Mudanças nos currículos de engenharia trarão teoria, prática e competências, diz presidente da ABENGE. Disponível em <https://noticias.portaldaindustria.com.br/entrevistas/mudancas-nos-curriculos-de-engenharia-trarao-teoria-pratica-e-competencias-diz-presidente-da-abenge/>. Acesso em 24/07/2020.
SÃO PAULO, Boletim: São Paulo decreta estado de calamidade pública pelo coronavírus. Disponível em < https://www.saopaulo.sp.gov.br/podcasts/boletim-sao-paulo-decreta-estado-de-calamidade-publica-pelo-coronavirus/>. Acesso em 23/07/2020.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 21º ed. revista e ampliada, 3ª reimpressão. São Paulo: Cortez, 2000.
SIQUEIRA, J. O. Fundamentos de métodos quantitativos. 1ª ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2011.
SOUZA, E. S. Entre o saber e o fazer: os discursos sobre trabalho e formação para o trabalho na educação profissional brasileira. Anais do VIII Seminário dos Alunos dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Letras da UFF – Estudos de Linguagem, Anais do VIII SAPPIL – Estudos de Linguagem, UFF, no 1, 2017. [292]. Disponível em <http://www.anaisdosappil.uff.br/index.php/VIIISAPPIL-Ling/article/download/629/425>. Acesso em 24/07/2020.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Universidade Presbiteriana Mackenzie., sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.