As preferências de uso das plataformas de e-commerce após a pandemia de Covid-19

Authors

  • Ettore Becaro Simões ESALQ/USP
  • Natalia Varela Da Rocha Kloeckner Universidade de São Paulo/PPGA e Universidade Presbiteriana Mackenzie/CCSA

Keywords:

Home office, Covid-19, Teletrabalhadores., Logística. Indústria 4.0. Perfil do profissional. Cadeias de suprimentos. Gestor., Mercado brasileiro, Pandemia, Transporte por aplicativo

Abstract

A pandemia da COVID-19 trouxe grandes mudanças para o cenário varejista. Diante da necessidade do isolamento e fechamento do comércio de lojas físicas para barrar a proliferação do vírus, cresceu a procura pelo modelo de compra online. Este modelo, se constituiu como uma boa alternativa de fomento a integração entre a demanda e a oferta de mercado. O objetivo desse estudo foi analisar a tendência de crescimento do uso de plataformas digitais, identificando os principais elementos que o consumidor julga como diferenciais e necessários para o sucesso do e-commerce. Para tal, utilizou-se a estratégia de análise de percepção – de natureza descritiva, exploratória e qualitativa. Como um dos principais resultados, identificou-se que as preferências ocorrem por causa das facilidades nos meios de pagamento, das variedades de produtos, do preço comparável e mais baixo, e por características logísticas, como frete grátis e entrega rápida.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Natalia Varela Da Rocha Kloeckner, Universidade de São Paulo/PPGA e Universidade Presbiteriana Mackenzie/CCSA

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (Universidade Federal do Ceará/UFC) e em Administração de Empresas pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Mestre em Logística e Pesquisa Operacional pela UFC. MBA em Varejo e Mercado de Consumo pela Universidade de São Paulo (USP). Doutoranda em Administração pela USP com linha de pesquisa em Produção e Operações.

References

BOWERSOX, D. J; CLOSS, D. J. Gestão Logística de Cadeias de Suprimentos. São Paulo: Atlas, 2001.

CHOPRA, Sunil; MEINDL, Peter. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos: estratégia, planejamento e operação. São Paulo: Pearson 2016.

FLEURY, Paulo F.; WANKE, Peter; FIGUEIREDO, Kleber Fossati. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, São Paulo: Cengage, 2007.

KLOECKNER, Natália Varela da Rocha. MODELO DE LOCALIZAÇÃO E ALOCAÇÃO DE PRODUTOS DE E-COMMERCE: UM ESTUDO DE CASO, 2021. Revista Exacta. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/exacta/article/view/19244/9133

LAMBERT, Douglas M. COOPER, Martha C. Issues in supply chain management. Industrial Marketing Management 29, Ohio State University. Elsevier Science Inc. New York, 2000.

MATA, K. B. E-commerce: análise de dados sobre o comércio eletrônico no brasil. PUC/GO, 2021.

NOVAES, Antônio G. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição: estratégia, operação e avaliação. Rio de Janeiro: Campus, 2017.

REKHA, Y. C. Impact of E-Commerce in Supply Chain Management. Social Science Research Network Journal. id 2362136. ISSN 1556-5068. 2014.

SILVEIRA, A. “Crescimento do e-commerce na quarentena” – Blog E-commerce Brasil, 2021. Disponível em: https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/crescimento-do-e-commerce-na-quarentena-nao-e-passageiro/

TEIXEIRA, T. Comércio Eletrônico: conforme o marco civil da internet e a regulamentação do e-commerce no Brasil, 2015.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 2004.

WAZLAWICK, Raul Sidnei. Metodologia de Pesquisa para Ciência da Computação. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier Editora Ltda, 2014.

Published

2023-12-19