As preferências de uso das plataformas de e-commerce após a pandemia de Covid-19
Keywords:
Home office, Covid-19, Teletrabalhadores., Logística. Indústria 4.0. Perfil do profissional. Cadeias de suprimentos. Gestor., Mercado brasileiro, Pandemia, Transporte por aplicativoAbstract
A pandemia da COVID-19 trouxe grandes mudanças para o cenário varejista. Diante da necessidade do isolamento e fechamento do comércio de lojas físicas para barrar a proliferação do vírus, cresceu a procura pelo modelo de compra online. Este modelo, se constituiu como uma boa alternativa de fomento a integração entre a demanda e a oferta de mercado. O objetivo desse estudo foi analisar a tendência de crescimento do uso de plataformas digitais, identificando os principais elementos que o consumidor julga como diferenciais e necessários para o sucesso do e-commerce. Para tal, utilizou-se a estratégia de análise de percepção – de natureza descritiva, exploratória e qualitativa. Como um dos principais resultados, identificou-se que as preferências ocorrem por causa das facilidades nos meios de pagamento, das variedades de produtos, do preço comparável e mais baixo, e por características logísticas, como frete grátis e entrega rápida.Downloads
References
BOWERSOX, D. J; CLOSS, D. J. Gestão Logística de Cadeias de Suprimentos. São Paulo: Atlas, 2001.
CHOPRA, Sunil; MEINDL, Peter. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos: estratégia, planejamento e operação. São Paulo: Pearson 2016.
FLEURY, Paulo F.; WANKE, Peter; FIGUEIREDO, Kleber Fossati. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, São Paulo: Cengage, 2007.
KLOECKNER, Natália Varela da Rocha. MODELO DE LOCALIZAÇÃO E ALOCAÇÃO DE PRODUTOS DE E-COMMERCE: UM ESTUDO DE CASO, 2021. Revista Exacta. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/exacta/article/view/19244/9133
LAMBERT, Douglas M. COOPER, Martha C. Issues in supply chain management. Industrial Marketing Management 29, Ohio State University. Elsevier Science Inc. New York, 2000.
MATA, K. B. E-commerce: análise de dados sobre o comércio eletrônico no brasil. PUC/GO, 2021.
NOVAES, Antônio G. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição: estratégia, operação e avaliação. Rio de Janeiro: Campus, 2017.
REKHA, Y. C. Impact of E-Commerce in Supply Chain Management. Social Science Research Network Journal. id 2362136. ISSN 1556-5068. 2014.
SILVEIRA, A. “Crescimento do e-commerce na quarentena” – Blog E-commerce Brasil, 2021. Disponível em: https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/crescimento-do-e-commerce-na-quarentena-nao-e-passageiro/
TEIXEIRA, T. Comércio Eletrônico: conforme o marco civil da internet e a regulamentação do e-commerce no Brasil, 2015.
VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 2004.
WAZLAWICK, Raul Sidnei. Metodologia de Pesquisa para Ciência da Computação. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier Editora Ltda, 2014.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Ettore Becaro Simões, Natalia Varela Da Rocha Kloeckner
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Universidade Presbiteriana Mackenzie., sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.