Vantagens competitivas obtidas através do processo de transnacionalização da produção
um estudo de caso
Keywords:
enAbstract
Com o mercado altamente competitivo é preciso que os gestores encontrem estratégias para manter o diferencial de suas empresas. Considerando este aspecto, o presente estudo teve como objetivo principal analisar quais as possíveis vantagens e desvantagens geradas pelo processo de transnacionalização da empresa XYZ. A fim de responder o problema de pesquisa, foi utilizado um questionário semiestruturado, que permitiu a coleta dos dados qualitativos e posterior análise do processo de transnacionalização e a possibilidade de criação de vantagem competitiva. Verificou-se que o incentivo fiscal oferecido às empresas estrangeiras, seguido pelo custo de produção oferecido pelo Brasil em 1960, foram os principais motivos para que o processo de transnacionalização se iniciasse. Além disso, a vantagem competitiva criada no momento da transnacionalização trouxe à XYZ benefícios como aumento de receita, maior competitividade no mercado global, nova carteira de clientes e fidelização destes novos consumidores.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Universidade Presbiteriana Mackenzie., sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.