CCQ, PRODUTIVIDADE E SEGURANÇA: UM ESTUDO EM UMA MULTINACIONAL JAPONESA

Autores

  • Eliacy Cavalcanti Lélis FATEC
  • Ednardo Sampaio Amorim UNINOVE

Palavras-chave:

CCQ, Produtividade, Segurança

Resumo

Este trabalho discute a importância da qualidade e o papel da equipe do CCQ (Círculos de Controle de Qualidade) no desenvolvimento de melhoria contínua no ambiente de um sistema produtivo. O objetivo geral é apresentar a aplicação do ciclo PDCA pela equipe do CCQ (Círculo de Controle da Qualidade) no setor de modelação de uma empresa de São Paulo visando melhorar a produtividade e a segurança. A metodologia de pesquisa abrange pesquisa bibliográfica e de campo em uma multinacional japonesa de São Paulo. Os resultados mostram o papel da equipe do CCQ na aplicação do ciclo PDCA, usando ferramentas da qualidade para entender seus problemas, priorizar e propor um plano de ação que pode contribuir para a melhoria da produtividade e trazer impactos positivos na segurança dos colaboradores. Conclui-se que a equipe de CCQ pode fazer grande diferença na gestão da qualidade pois incentiva a participação dos colaboradores e viabiliza a resolução de problemas da produção com uma visão crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABREU, Ederson; LIMA, Jerônimo. Visão holística da qualidade na administração empresarial. Revista AGAS. Porto Alegre, 1993.

ALVAREZ, R. R. Desenvolvimento de uma análise comparativa de métodos de identificação, análise solução de problemas. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Dissertação de Mestrado em Engenharia de Produção. 1996.

CAMPOS, Vicente Falconi, TQC: controle da qualidade total: no estilo japonês. Belo Horizonte, Editora Nova Lima- MG: INDG Tecnologia e Serviços LTDA, 2004.

CAMPOS, Vicente Falconi. Uma investigação sobre a solução de problemas a partir da experiência do CCQ: análise da teoria e da prática, Belo Horizonte, 2004.

COLTRO. Alex. A gestão da qualidade total e suas influências na competitividade empresarial. Caderno de pesquisas em Administração, São Paulo, V. I; Nº. 2, 1ºSEM. 1996. Disponível em: http://www.ead.fea.usp.br/cad-pesq/arquivos/C02-art04.pdf Acesso em 12/fev/2015.

CHAVES, N. M. D. Soluções em equipe. Belo Horizonte: Editora de Desenvolvimento Gerencial, 2000.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração, edição compacta, Rio de Janeiro, Editora Campos, 2000.

EOQC – European Organization for Quality Control. Glossary of term and used in quality control. Roterdã: EOQC, 1972.

GARVIN, David A. Gerenciando a qualidade: a visão estratégica e competitiva. Rio de Janeiro: Qualitymark Ed., 2002.

ISHIKAWA, Kaoru. Controle de qualidade total à maneira japonesa. 6a. Edição, Ed. Campus, São Paulo, 1995.

JENKINS, G. Quality control. Lancaster, UK: University of Lancaster, 1971.

JURAN, J. M. Juran Institute Report. New York; Free Press, 1971.

_______; GRYNA, F. Controle da qualidade handbook. São Paulo: Makron Books-McGraw-Hill, 1991. v.1

JURAN, J. M., A Qualidade desde o Projeto. São Paulo. Ed. Pioneira, 1992.

LINS, B. Ferramentas básicas da qualidade. Disponível em:

< https://pt.scribd.com/doc/76091211/Ferramentas-Basicas-Da-Qualidade >Acesso em: 18/fev/2015.

MAGALHÃES, M. J. Conceito de ferramentas básicas da qualidade. 2000. Disponível em <http://www.aprendersempre.org.br/arqs/9%20-%207_ferramentas_qualidade.pdf>. Acesso em: 18/fev/2015.

MURRAY R. Spiegel – Probabilidade e estatística básica – Coleção Schaum, 1978.

PALADINI, Edson Pacheco. Gestão da qualidade no processo. São Paulo: Atlas, 1995.

PALADINI, Edson Pacheco, Qualidade total na prática – implantação e avaliação de sistema de qualidade total, 2. ed. São Paulo: Atlas, 1997.

PALADINI, Edson Pacheco. Gestão da qualidade: teoria e prática. 2. Ed., São Paulo Atlas, 2006.

SALAZAR FILHO, Homero de Oliveira. A aplicação da metodologia de produção mais limpa através dos Círculos de Controle da Qualidade – CCQ em uma indústria do setor metal mecânico – Estudo de Caso. UFSC. Dissertação de mestrado apresentada ao programa de Pós Graduação em engenharia de Produção – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002. Disponível em: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83240 Acesso em: 10/fev/2015.

SLACK, N. Vantagem competitiva em manufatura. São Paulo: Atlas, 2002.

YIN, Robert K. Estudo de Caso: planejamento e método. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

2023-12-18