As preferências de uso das plataformas de e-commerce após a pandemia de Covid-19
Palavras-chave:
Home office, Covid-19, Teletrabalhadores., Logística. Indústria 4.0. Perfil do profissional. Cadeias de suprimentos. Gestor., Mercado brasileiro, Pandemia, Transporte por aplicativoResumo
A pandemia da COVID-19 trouxe grandes mudanças para o cenário varejista. Diante da necessidade do isolamento e fechamento do comércio de lojas físicas para barrar a proliferação do vírus, cresceu a procura pelo modelo de compra online. Este modelo, se constituiu como uma boa alternativa de fomento a integração entre a demanda e a oferta de mercado. O objetivo desse estudo foi analisar a tendência de crescimento do uso de plataformas digitais, identificando os principais elementos que o consumidor julga como diferenciais e necessários para o sucesso do e-commerce. Para tal, utilizou-se a estratégia de análise de percepção – de natureza descritiva, exploratória e qualitativa. Como um dos principais resultados, identificou-se que as preferências ocorrem por causa das facilidades nos meios de pagamento, das variedades de produtos, do preço comparável e mais baixo, e por características logísticas, como frete grátis e entrega rápida.Downloads
Referências
BOWERSOX, D. J; CLOSS, D. J. Gestão Logística de Cadeias de Suprimentos. São Paulo: Atlas, 2001.
CHOPRA, Sunil; MEINDL, Peter. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos: estratégia, planejamento e operação. São Paulo: Pearson 2016.
FLEURY, Paulo F.; WANKE, Peter; FIGUEIREDO, Kleber Fossati. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, São Paulo: Cengage, 2007.
KLOECKNER, Natália Varela da Rocha. MODELO DE LOCALIZAÇÃO E ALOCAÇÃO DE PRODUTOS DE E-COMMERCE: UM ESTUDO DE CASO, 2021. Revista Exacta. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/exacta/article/view/19244/9133
LAMBERT, Douglas M. COOPER, Martha C. Issues in supply chain management. Industrial Marketing Management 29, Ohio State University. Elsevier Science Inc. New York, 2000.
MATA, K. B. E-commerce: análise de dados sobre o comércio eletrônico no brasil. PUC/GO, 2021.
NOVAES, Antônio G. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição: estratégia, operação e avaliação. Rio de Janeiro: Campus, 2017.
REKHA, Y. C. Impact of E-Commerce in Supply Chain Management. Social Science Research Network Journal. id 2362136. ISSN 1556-5068. 2014.
SILVEIRA, A. “Crescimento do e-commerce na quarentena” – Blog E-commerce Brasil, 2021. Disponível em: https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/crescimento-do-e-commerce-na-quarentena-nao-e-passageiro/
TEIXEIRA, T. Comércio Eletrônico: conforme o marco civil da internet e a regulamentação do e-commerce no Brasil, 2015.
VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 2004.
WAZLAWICK, Raul Sidnei. Metodologia de Pesquisa para Ciência da Computação. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier Editora Ltda, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ettore Becaro Simões, Natalia Varela Da Rocha Kloeckner
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Universidade Presbiteriana Mackenzie., sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.