As preferências de uso das plataformas de e-commerce após a pandemia de Covid-19

Autores

  • Ettore Becaro Simões ESALQ/USP
  • Natalia Varela Da Rocha Kloeckner Universidade de São Paulo/PPGA e Universidade Presbiteriana Mackenzie/CCSA

Palavras-chave:

Home office, Covid-19, Teletrabalhadores., Logística. Indústria 4.0. Perfil do profissional. Cadeias de suprimentos. Gestor., Mercado brasileiro, Pandemia, Transporte por aplicativo

Resumo

A pandemia da COVID-19 trouxe grandes mudanças para o cenário varejista. Diante da necessidade do isolamento e fechamento do comércio de lojas físicas para barrar a proliferação do vírus, cresceu a procura pelo modelo de compra online. Este modelo, se constituiu como uma boa alternativa de fomento a integração entre a demanda e a oferta de mercado. O objetivo desse estudo foi analisar a tendência de crescimento do uso de plataformas digitais, identificando os principais elementos que o consumidor julga como diferenciais e necessários para o sucesso do e-commerce. Para tal, utilizou-se a estratégia de análise de percepção – de natureza descritiva, exploratória e qualitativa. Como um dos principais resultados, identificou-se que as preferências ocorrem por causa das facilidades nos meios de pagamento, das variedades de produtos, do preço comparável e mais baixo, e por características logísticas, como frete grátis e entrega rápida.

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Biografia do Autor

Natalia Varela Da Rocha Kloeckner, Universidade de São Paulo/PPGA e Universidade Presbiteriana Mackenzie/CCSA

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (Universidade Federal do Ceará/UFC) e em Administração de Empresas pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Mestre em Logística e Pesquisa Operacional pela UFC. MBA em Varejo e Mercado de Consumo pela Universidade de São Paulo (USP). Doutoranda em Administração pela USP com linha de pesquisa em Produção e Operações.

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Publicado

2023-12-19