PROJETO DE EXERCÍCIO FUNDAMENTADO: UMA ALTERNATIVA AO ESTUDO DE CASO EM LOGÍSTICA, EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL

Autores

  • Rogério Monteiro Faculdade de Tecnologia da Zona Leste
  • Roberto Ramos de Moraes Faculdade de Tecnologia da Zona Leste https://orcid.org/0000-0001-6467-5320
  • Maria Júlia Santos Duarte EE Fernando Pessoa
  • João Roberto Maiellaro Faculdade de Tecnologia da Zona Leste

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Estudo de caso, Ensino Superior, Métodos quantitativos

Resumo

No contexto de distanciamento social, provocado pela pandemia de COVID-19, muitas visitas técnicas e coletas de dados em empresas se tornaram impraticáveis, comprometendo o andamento de disciplinas que dependiam dessas atuações práticas. Visando transpor esse problema, este artigo apresenta o modelo Projeto de Exercício Fundamentado (PEF) como alternativa aos estudos de caso com coleta de dados em empresa. O artigo traz uma fundamentação teórica sobre a importância da relação entre prática e teoria no ensino superior e apresenta o modelo PEF, aplicado na Faculdade de Tecnologia da Zona Leste, no curso de Tecnologia em Logística.

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Biografia do Autor

Rogério Monteiro, Faculdade de Tecnologia da Zona Leste

Graduado em Tecnologia Mecânica pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec-SP), mestre e doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi diretor do Centro Tecnológico da Zona Leste (Faculdade de Tecnologia da Zona Leste e Escola Técnica Estadual da Zona Leste) de 2006 a 2010. É professor do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Roberto Ramos de Moraes, Faculdade de Tecnologia da Zona Leste

Possui graduação em Engenharia Mecânica pelo Centro Universitário da FEI (1983), mestrado em Engenharia de Produção - área Logística pela Escola Politécnica da USP (2004) e cursando o programa de doutorado em Administração da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente é professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da Faculdade de Tecnologia do Centro Paula Souza, campi Carapicuíba e Zona Leste. 

Maria Júlia Santos Duarte, EE Fernando Pessoa

Doutora em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), em setembro de 2018. Mestre em Linguística pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), em fevereiro de 2011. Graduada em Letras Língua Portuguesa e Língua Inglesa pela Faculdade Renascença (1996). Possui graduação e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2006).

João Roberto Maiellaro, Faculdade de Tecnologia da Zona Leste

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Paulista, possui mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Metodista de Piracicaba, especialização em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, e especialização em Gestão da Produção pela Universidade São Judas Tadeu. Professor titular do Centro Paula Souza nas disciplinas pesquisa operacional, gestão da qualidade, simulação, gestão da cadeia de suprimentos e gestão da produção e operações, em cursos de tecnologia em logística, logística aeroportuária, análise e desenvolvimento de sistemas e gestão de negócios e inovação nas fatecs Guarulhos, Zona Leste e Sebrae.

Referências

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Publicado

2021-11-16