Vantagens competitivas obtidas através do processo de transnacionalização da produção

um estudo de caso

Autores

  • Ana Beatriz Ribeiro de Souza UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
  • Ana Paula Urbino Martins UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
  • Beatriz Tolentino UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
  • Caroline Ribeiro Baptista UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
  • Francisco Américo Cassano UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
  • Gabriela Ribeiro de Moura UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Palavras-chave:

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Resumo

Com o mercado altamente competitivo é preciso que os gestores encontrem estratégias para manter o diferencial de suas empresas. Considerando este aspecto, o presente estudo teve como objetivo principal analisar quais as possíveis vantagens e desvantagens geradas pelo processo de transnacionalização da empresa XYZ. A fim de responder o problema de pesquisa, foi utilizado um questionário semiestruturado, que permitiu a coleta dos dados qualitativos e posterior análise do processo de transnacionalização e a possibilidade de criação de vantagem competitiva. Verificou-se que o incentivo fiscal oferecido às empresas estrangeiras, seguido pelo custo de produção oferecido pelo Brasil em 1960, foram os principais motivos para que o processo de transnacionalização se iniciasse. Além disso, a vantagem competitiva criada no momento da transnacionalização trouxe à XYZ benefícios como aumento de receita, maior competitividade no mercado global, nova carteira de clientes e fidelização destes novos consumidores.

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Biografia do Autor

Ana Beatriz Ribeiro de Souza, UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Bacharel em Administração com linha de formação em Gestão de Comércio Exterior

Ana Paula Urbino Martins, UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Bacharel em Administração com linha de formação em Gestão de Comércio Exterior

Beatriz Tolentino, UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Bacharel em Administração com linha de formação em Gestão de Comércio Exterior

Caroline Ribeiro Baptista, UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Bacharel em Administração com linha de formação em Gestão de Comércio Exterior

Francisco Américo Cassano, UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Professor Adjunto da Universidade Presbiteriana Mackenzie - Centro de Ciências Sociais e Aplicadas - curso de Administração com Linha de Formação em Comércio Internacional - Pesquisador na linha de pesquisa em Internacionalização de Empresas e de Negócios.

Gabriela Ribeiro de Moura, UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Bacharel em Administração com linha de formação em Gestão de Comércio Exterior

Publicado

2020-04-10