Inteligência artificial e enunciação:

análise de grandes coleções de imagens e geração automática via Midjourney

Autores

Palavras-chave:

Big Visual data, Enunciação, Geração automática de imagens, Inteligência Artificial

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BENVENISTE, É. Problems in general linguistics. Miami: University of Miami Press, 1971.

BEYAERT-GESLIN, A. Sémiotique du portrait: De Dibutade au selfie. Louvain-la-Neuve: De Boeck Supérieur, 2017.

COLAS-BLAISE, M. Comment penser la narrativité dans l’image fixe? La “composition cinétique” chez Paul Klee. Pratiques, n. 181-182, p. 1-15, 2019. Disponível em: http://journals.openedition.org/pratiques/6097. http://journals.openedition.org/pratiques/6097. Acesso em: jun.2024.

DONDERO, M. G. The semiotics of design in media visualization: mereology and observation strategies. Information Design Journal, v. 23, n. 2, p. 208-218, 2017. DOI: https://doi.org/10.1075/idj.23.2.09don.

DONDERO, M. G. Le travail des algorithmes. Quelques réflexions sur l’actantialité et l’énonciation. In: CONFERÊNCIA DA AFS, 10 jun. 2019a. Lyon, Université de Lyon 2, org. Pierluigi BASSO. Disponível em: https://core.ac.uk/outputs/220155468/. Acesso em: jun. 2024.

DONDERO, M. G. Visual semiotics and automatic analysis of images from the Cultural Analytics Lab: how can quantitative and qualitative analysis be combined? Semiotica, v. 230, p. 121-142, 2019b. DOI: https://doi.org/10.1515/ sem-2018-0104.

DONDERO, M. G. The language of images. The forms and the forces. Cham:

Springer, 2020.

DONDERO, M. G. Emerging faces: the figure-ground relation from renaissance painting to deepfakes. In: LEONE, M. (org.). The hybrid face: paradoxes of the visage in the digital era. London: Routledge, 2023. p. 74-86.

DONDERO, M. G. The face: between background, enunciative temporality and status. Reti, Saperi, Linguaggi: The Italian Journal of Cognitive Sciences, 1, a. 13 (25), p. 49-70, 2024.

DONDERO, M. G. Semiótica da inteligência artificial: análise computacional de grandes bases de dados e geração automática de imagens. Matrizes, 2025.

ECO, U. Semiotica e filosofía del linguaggio. Torino: Einaudi, 1984.

FOCILLON, H. Vie de formes. Paris: Presses Universitaires de France, 1934.

FONTANILLE, J. Les espaces subjectifs. Introduction à la sémiotique de l’observateur. Paris: Hachette, 1989.

FONTANILLE, J. Sémiotique et littérature. Essais de méthode. Paris: Presses Universitaires de France, 1998.

FONTANILLE, J. Sémiotique du discours. Limoges: Presses Universitaires de Limoges, 1999.

FONTANILLE, J. Semiótica do discurso. Tradução Jean Cristtus Portela. São Paulo: Contexto, 2015.

GOODMAN, N. Languages of art: an approach to a theory of symbols. Indianapolis: Hackett Publishing Company, 1976.

GREIMAS, A.J. Sémiotique figurative et sémiotique plastique. Actes sémiotiques.

Document VI, 1984.

GREIMAS, A. J. Du sens II. Paris: Seuil, 1983.

GROUPE μ. L’effet de temporalité dans les images fixes. Texte, n. 21-22, p. 41-69,1998.

KEMENY, J. G.; KURTZ, T. E. Introduction to Basic: programming language. New York: Wiley, 1964.

KERNIGHAN, B. W.; PLAUGER, P. J. Elements of programming style. 2. ed. New York: McGraw-Hill, 1978.

KNUTH, D. E. The TeXbook. Reading: Addison-Wesley, 1984.

LASSÈGUE, J. Turing. Tradução Guilherme J. F. Teixeira. São Paulo: Estação

Liberdade, 2017.

LIEN, J. The Basic handbook. New York: McGraw-Hill, 1981.

LOPES, C. V. Exercises in programming styles. Boca Raton: CRC Press, 2014.

MANOVICH, L. Cultural analytics. Cambridge: MIT Press, 2020.

MANOVICH, L.; ARIELLI, M. Artificial aesthetics: generative AI, art and visual media. 2021-2024. Disponível em: http://manovich.net/index.php/projects/artificial-aest hetics. Acesso em: jan. 2024.

MARIN, L. De la représentation. Paris: Seuil, 1993.

PETITOT, J. Morphologie et esthétique. Paris: Maisonneuve et Larose, 2004.

QUENEAU, R. Exercises in style. Paris: Gallimard, 1947.

TANAKA-ISHII, K. Semiotics of programming. Cambridge: Cambridge University Press, 2010.

THOM, R. Local et global dans l’oeuvre d’art. Le Débat, v. 2, n. 24, p. 73-89, 1983.

TURING, A. M. On Computable Numbers, with an Application to the Entscheidungsproblem. Proceedings of the London Mathematical Society, v. 45, p. 230-265,1936.

TURING, A. M. Computing machinery and intelligence. Mind, v. 59, n. 236, p. 433-460, 1950.

VALLE, A. Entrevista concedida a Pierluigi Basso e Maria Giulia Dondero. In:

BASSO, P.; COLAS-BLAISE, M.; DONDERO, M. G. (org.). La communication à l’épreuve du geste numérique. MEI, Médiation et Information, n. 49, p. 45-56, 2019a.

VALLE, A. On a fragment of Basic code in Foucault’s Pendulum by Umberto Eco. Lexia, n. 32, 2019b.

VALLE, A.; MAZZEI, A. Sapir-Whorf vs. Boas-Jakobson. Enunciation and the semiotics of programming languages. ACADEMIA, 2017. Disponível em: https://www.academia.edu/36681676/Sapir_Whorf_vs_Boas_Jakobson_Enunciation_and_the_Semi tics_of_Programming_Languages. Acesso em: mar. 2024.

WARBURG, A. L’atlas Mnémosyne. Paris: Éditions Atelier de l’écarquillé, 2012.

Downloads

Publicado

2024-09-13

Como Citar

Dondero , M. G., Rodrigues de Castro, G. H., & Schwartzmann, M. N. (2024). Inteligência artificial e enunciação:: análise de grandes coleções de imagens e geração automática via Midjourney . Todas As Letras - Revista De Língua E Literatura, 26(2), 1–24. Recuperado de https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/17164

Edição

Seção

Tradução