O Legado de Mônica Cavalcante para a linguística textual brasileira

Autores

Palavras-chave:

Texto, Coerência, Contexto, Linguística textual, Ensino de língua portuguesa

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar as linhas gerais da proposta teórico-metodológica de Mônica Cavalcante para a linguística textual, com foco na coerência em contexto. A apresentação destaca quatro fatores definidores das relações contextuais: discurso, argumentação, contrato comunicativo e tecnodiscursividade. O modo como tais elementos se imbricam é ilustrado por meio de uma análise sobre um vídeo postado em redes sociais. Além disso, mostra-se, também, o impacto das ideias da autora nas relações entre linguística textual e ensino de língua portuguesa.

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Biografia do Autor

Valdinar Custódio Filho, Universidade Estadual do Ceará

Graduado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (2003). Mestre (2006) e doutor (2011) em Linguística pela Universidade Federal do Ceará, com estágio pós-doutoral na mesma instituição (2023). Professor adjunto K do Curso de Letras, do Mestrado Profissional em Letras (Profletras) e do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada (PosLA) do Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará (2016 em diante). Membro do Grupo Protexto. Produtor de material didático para o ensino fundamental e o ensino médio. Experiência nas áreas de Linguística Textual, ensino-aprendizagem de língua portuguesa e formação de professores.

Vanda Maria Elias, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – Guarulhos/SP

Realizou estudos de pós-doutorado na UNICAMP (2002) e na UFC (2016). Atualmente, realiza estudos de pós-doutorado na Universidade Aberta de Lisboa/Portugal. Fez Mestrado e Doutorado em Língua Portuguesa pela PUCSP (2000). É professora do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), com atuação na linha de pesquisa “Linguagem em novos contextos”. É membro do GT da ANPOLL “Linguística de Texto e Análise da Conversação” e vice-coordenadora da Comissão de Linguística Textual da ABRALIN. Desenvolve pesquisas em Linguística Textual e é líder do grupo de pesquisa “Texto, Hipertexto e Ensino de Língua Portuguesa” (THELPO – CNPq / UNIFESP).

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Publicado

2024-09-13

Como Citar

Custódio Filho, V., & Elias, V. M. (2024). O Legado de Mônica Cavalcante para a linguística textual brasileira. Todas As Letras - Revista De Língua E Literatura, 26(2), 1–17. Recuperado de https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/17163

Edição

Seção

Dossiê Temático - Abordagens teórico-analíticas do texto