A dinamização como valor no modelo de Bernard Pottier

Autores

Palavras-chave:

Semiótica, Gradação, Modelo de Pottier, Canção, Modalidades veridictórias.

Resumo

O artigo procura evidenciar a atualidade de algumas hipóteses formuladas por Bernard Pottier (1981) sobre a natureza dinâmica das relações internas do quadrado semiótico, em que propõe uma sintaxe que envolve dois pontos e dois intervalos. Ao incorporar intervalos, esse modelo parece particularmente eficaz para lidar com a gradação, ou seja, com os estados de transição e com a memória do caminho entre dois pontos, o que se relaciona com a análise por dimensões de Hjelmslev (2009). Aplicaremos o modelo para os casos das modalidades veridictórias e das paixões, no plano do conteúdo, e da melodia, segundo o modelo de Luiz Tatit, no que diz respeito ao plano da expressão.

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Biografia do Autor

Renata Mancini, Universidade de São Paulo (USP)

Renata Mancini é doutora em Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo (2006), com estágio de pós-doutorado na Universidade Paris 8 (Bolsa Capes- 2015). É Professora do Departamento de Linguística da Universidade de São Paulo e integra o corpo de pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Semiótica e Linguística Geral da USP e dos grupos de pesquisa Grupo de Estudos Semióticos da USP (GES-USP) e do Grupo Semiótica e Discurso da UFF (SeDi-UFF). Publicou vários capítulos de livros e artigos em revistas especializadas abordando semioticamente a tradução, os diálogos e interfaces entre linguagens nas artes e nas mídias digitais, e organizou com Regina Souza Gomes a coletânea Semiótica do sensível: questões do plano da expressão (Ed. Mackenzie). É a atual presidente da Associação Brasileira de Estudos Semióticos (ABES).

Referências

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Publicado

2024-09-13

Como Citar

Mancini, R. (2024). A dinamização como valor no modelo de Bernard Pottier. Todas As Letras - Revista De Língua E Literatura, 26(2), 1–18. Recuperado de https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/17109

Edição

Seção

Dossiê Temático - Abordagens teórico-analíticas do texto