Ponto de vista e posturas enunciativas em redações do Enem.

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Palavras-chave:

Ponto de vista, Posturas enunciativas, Gêneros do discurso, Redação do Enem

Resumo

Este artigo analisa que posturas enunciativas são acionadas pelo participante do Enem na hierarquização dos pontos de vista mobilizados no texto da redação avaliada com nota mil e em que medida elas se relacionam com constrangimentos do gênero do discurso. Para tanto, respalda-se no aparato teórico da Linguística Textual hoje praticada no Brasil (Cavalcante, 2012; 2016; Cavalcante et al., 2020; Cavalcante et al., 2022) em interface com a perspectiva enunciativa e interacionista do ponto de vista de Rabatel (2015; 2016a; 2016b; 2021). Os resultados apontam que os pontos de vista são hierarquizados a partir de distintas posturas e que, em certos pontos do texto, não é possível contornar o primado das obrigatoriedades genéricas.

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Biografia do Autor

Ananias Agostinho da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutor em Estudos da Linguagem. Professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Líder do Grupo de Pesquisa em Estudos Linguísticos do Texto (UFERSA). Membro dos grupos de pesquisa: Protexto (UFC); Texto, Escrita e Leitura (PUC-SP); Grupo de Pesquisa em An´álise Textual dos Discursos (UFRN). 

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Publicado

2024-09-13

Como Citar

Agostinho da Silva, A. (2024). Ponto de vista e posturas enunciativas em redações do Enem. Todas As Letras - Revista De Língua E Literatura, 26(2), 1–18. Recuperado de https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/16946

Edição

Seção

Dossiê Temático - Abordagens teórico-analíticas do texto