Factualidade e contexto semântico-sintático do pretérito imperfeito do subjuntivo

Autores

  • Angela Cristina Di Palma Back Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Márluce Coan Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Imperfeito do subjuntivo. Factualidade. Contexto semântico- -sintático. Irrealis. Contrafactuais.

Resumo

Nesta pesquisa, tratamos do pretérito imperfeito do subjuntivo com base em dois parâmetros: factualidade e contexto semântico-sintático. Apoiamo-nos em pressupostos funcionalistas e analisamos, qualitativa e quantitativamente, 350 dados orais. A análise da factualidade, por meio dos traços de referencialidade e particularização, revelou três identidades: 1. menos particularizado e mais referencial; 2. menos particularizado e menos referencial; e 3. mais particularizado e mais referencial. Da análise do contexto semântico-sintático, depreende-se o uso prioritário em adverbiais com escopo irrealis, destacando-se, também, os usos contrafactuais.

Downloads

Biografia do Autor

Angela Cristina Di Palma Back, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Curso de Letras e do Programa de Pós- Graduação em Educação da UNESC. Coordenadora do Grupo de Pesquisas LITTERA - Correlações entre cultura, processamento e ensino: a linguagem em foco.

Márluce Coan, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina; professora do Departamento de Letras Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará; Coordenadora dos grupos de pesquisa SOCIOLIN-CE e SOCIOLIN-LE; bolsista de Produtividade em Pesquisa - CNPq, nível 2.

Downloads

Publicado

2021-02-18

Como Citar

Di Palma Back, A. C., & Coan, M. (2021). Factualidade e contexto semântico-sintático do pretérito imperfeito do subjuntivo. Todas As Letras - Revista De Língua E Literatura, 23(1), 1–13. Recuperado de https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/13003

Edição

Seção

Língua e Linguística