Metodologia de ensino da educação física: reflexão e mudanças a partir da pesquisa ação

Autores

  • Wallace Oliveira Marante Colégio Santa Maria - Brasil
  • Mário Cesário dos Santos Colégio Santa Maria - Brasil

Resumo

Educação Física na escola necessita de maior fundamentação nas propostas e programas de ensino, pois a fragilidade na estruturação curricular pode ocasionar uma desvalorização do componente que historicamente já existira. Quando a Educação Física consegue estabelecer as bases para o desenvolvimento de um programa, a metodologia de ensino utilizada passa a se constituir um fator preponderante na qualidade do ensino oferecido pela área. Através de uma análise metodológica podemos perceber de que maneira uma ordenação maior de propostas pode auxiliar e instrumentalizar a prática profissional dos professores envolvidos. Na tentativa de revelar e discutir aspectos que tangem a esse quadro, o presente estudo se desenvolveu por meio de uma pesquisa-ação, tendo se originado a partir da necessidade de elucidar uma metodologia adequada a um planejamento proposto, buscando maior aprofundamento no assunto e conseqüentemente, um aprimoramento da prática pedagógica pelos professores - pesquisadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-05-21

Como Citar

Marante, W. O., & Santos, M. C. dos. (2009). Metodologia de ensino da educação física: reflexão e mudanças a partir da pesquisa ação. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 7(2). Recuperado de https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/583