O Conceito de Empresa na Teoria Econômica: Uma Revisão das Principais Contribuições

Autores

  • José Caio Racy Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Álvaro Alves de Moura Jr. Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Paulo Rogério Scarano Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumo

O objetivo do presente trabalho é identificar a evolução do conceito de empresa na teoria econômica. Nesse sentido, retoma-se o conceito original de empresa como unidade econômica, cujo objetivo é alocar racionalmente os fatores de produção de modo a maximizar os lucros. Tal visão era coerente com as primeiras etapas da Revolução Industrial, quando prevalecia um grande número de pequenas empresas que operavam em um mercado menos concentrado. A nova dinâmica de crescimento da estrutura industrial, ocorrida a partir do final do século XIX, caracterizada pelas grandes sociedades anônimas e intensificada pelos processos de fusões e incorporações, modificou profundamente a visão do conceito de empresa e de empresário na teoria econômica. As empresas, para manter seu

 

 

market share e garantir sua sobrevivência, passam a ser vistas como centros difusores de ondas de destruição criativa. Onde havia a possibilidade técnica de exploração de ganhos de escala, surgiram grandes conglomerados verticalmente integrados em suas cadeias produtivas, que operavam nos grandes mercados. Essa verticalização passou a exigir uma tecnoestrutura empresarial especializada e assalariada. Desse modo, a dinâmica inovativa associada à ciência acelerou o processo de desenvolvimento tecnológico, afetando o próprio conceito de empresário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Caio Racy, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professor da Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Administrativas da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Álvaro Alves de Moura Jr., Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professor da Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Administrativas da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Paulo Rogério Scarano, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professor da Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Administrativas da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Downloads

Publicado

2009-06-25

Como Citar

Racy, J. C., Alves de Moura Jr., Álvaro, & Scarano, P. R. (2009). O Conceito de Empresa na Teoria Econômica: Uma Revisão das Principais Contribuições. Revista De Economia Mackenzie, 3(3). Recuperado de https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rem/article/view/780

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>