INOVAÇÃO E CRESCIMENTO ECONÔMICO: UMA ANÁLISE EM PAINEL DINÂMICO PARA O BRASIL

Autores

  • Silvio da Rosa Paula Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada. Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).
  • Mariana Fialho Ferreira . Doutora em Economia pela EPGE/FGV. Professora do Departamento de Economia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGEco-Ufes).
  • Daniel de Abreu Pereira Uhr Pós-Doutorado em Economia pela FEA/USP, e Doutor em Economia pela UnB. Professor do PPGOM, e do Departamento de Economia da UFPel.
  • Julia Gallego Ziero Uhr Pós-Doutorado em Economia pela FEA/USP, e Doutora em Economia pela UnB. Professora do PPGOM, e do Departamento de Economia da UFPel.

Resumo

O objetivo principal deste artigo é testar a hipótese de que a inovação influencia o crescimento econômico no Brasil. Para tal, são utilizadas como proxies para inovação os depósitos e concessões de pedidos de patentes de invenção e modelos de utilidade dos residentes nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, para o período de 2000 a 2015. São utilizados dispêndios com pesquisa e desenvolvimento (P&D) entre os regressores adicionais. A análise empírica é conduzida por meio do método Two-Step System-GMM, para painéis dinâmicos, com correção dos erros padrão para amostra finita de Windmeijer. Os resultados indicam que todas as medidas de inovação testadas contribuem positivamente para o crescimento econômico das unidades federativas. Todavia, os dispêndios com P&D não foram estatisticamente significativos para explicar o crescimento econômico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-12-14

Como Citar

da Rosa Paula, S., Fialho Ferreira, M., de Abreu Pereira Uhr, D. ., & Gallego Ziero Uhr, J. (2021). INOVAÇÃO E CRESCIMENTO ECONÔMICO: UMA ANÁLISE EM PAINEL DINÂMICO PARA O BRASIL. Revista De Economia Mackenzie, 18(2), 109–134. Recuperado de https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rem/article/view/14324

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)