Os Saberes Profissionais do Professor-Arquiteto na Disciplina de Projeto de Arquitetura
Palavras-chave:
Saberes Profissionais, Prática de Ensino, Projeto de ArquiteturaResumo
O presente trabalho tem como objetivo investigar os saberes profissionais mobilizados pelos professores em sala de aula. A investigação se propôs duas questões: a primeira, quais seriam as possíveis variações dos saberes profissionais dos professores em sala de aula, mediante o entendimento de suas características, tendo como hipótese que as possíveis variações nos saberes dependem da atuação do professor. A segunda questão está ligada a especificidade dos professores que, além de atuantes no curso de Arquitetura e Urbanismo, especificamente na disciplina de Projeto de Arquitetura, também exercem a profissão de arquitetos em seus escritórios. Este fator levou à intenção em verificar como as duas práticas profissionais se unem durante a atuação do professor na sala de aula? Propondo como hipótese que os saberes profissionais dos professores de projeto são indissociáveis dos saberes profissionais inerentes à atuação no escritório. O procedimento metodológico utilizado para a apreensão dos saberes profissionais foi a observação empírica direta dos docentes em sala de aula, o que permitiu não apenas corroborar com a descoberta dos saberes profissionais como também ratifica a proposta metodológica de Maurice Tardif, autor que inspirou a condução do trabalho apresentado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com indicação de que foi publicado originalmente nesta revista, com link para o artigo.