Os Saberes Profissionais do Professor-Arquiteto na Disciplina de Projeto de Arquitetura

Autores

  • Manuella Marianna Carvalho Rodrigues de Andrade Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackeznie; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas
  • Silvia Raquel Chiarelli

Palavras-chave:

Saberes Profissionais, Prática de Ensino, Projeto de Arquitetura

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo investigar os saberes profissionais mobilizados pelos professores em sala de aula. A investigação se propôs duas questões: a primeira, quais seriam as possíveis variações dos saberes profissionais dos professores em sala de aula, mediante o entendimento de suas características, tendo como hipótese que as possíveis variações nos saberes dependem da atuação do professor. A segunda questão está ligada a especificidade dos professores que, além de atuantes no curso de Arquitetura e Urbanismo, especificamente na disciplina de Projeto de Arquitetura, também exercem a profissão de arquitetos em seus escritórios. Este fator levou à intenção em verificar como as duas práticas profissionais se unem durante a atuação do professor na sala de aula? Propondo como hipótese que os saberes profissionais dos professores de projeto são indissociáveis dos saberes profissionais inerentes à atuação no escritório. O procedimento metodológico utilizado para a apreensão dos saberes profissionais foi a observação empírica direta dos docentes em sala de aula, o que permitiu não apenas corroborar com a descoberta dos saberes profissionais como também ratifica a proposta metodológica de Maurice Tardif, autor que inspirou a condução do trabalho apresentado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manuella Marianna Carvalho Rodrigues de Andrade, Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackeznie; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas

Arquiteta; doutoranda no Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackeznie; e professora assistente na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas.

Silvia Raquel Chiarelli

Arquiteta e doutora (2017) pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackeznie.

Downloads

Publicado

2018-07-27

Como Citar

ANDRADE, M. M. C. R. de; CHIARELLI, S. R. Os Saberes Profissionais do Professor-Arquiteto na Disciplina de Projeto de Arquitetura. Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 17, 2018. Disponível em: https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgau/article/view/2018.1.Andrade. Acesso em: 14 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos