Sobre a Revista

Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo é um periódico semestral do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, editado em português e inglês, criado em 2001 e com periodicidade semestral, editado em português, espanhol e inglês, de acesso livre.

A revista está aberta a contribuições da comunidade científica nacional e internacional, seja em fluxo contínuo, seja por edital que se lança uma vez ao ano abordando assuntos emergentes e contemporâneos.

Antes da submissão do artigo, recomenda-se a leitura das Diretrizes para Autores.

 

Qualis/CAPES: A3 - Quadriênio 2017-2020.

ISSN: 1809-4120 (Eletrônico)

ISSN-L: 1676-6679 (Impresso)

 

Foco e Escopo

A publicação, que se apoia na trilogia ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, quer dar a conhecer, registrar e divulgar estudos e investigações contemporâneas, bem como promover o intercâmbio de ideias e a proposição de questões.

A revista privilegia a relação do Projeto Arquitetônico, Urbano e das infraestruturas e artefatos da cidade com as várias especificidades disciplinares e se abre à intersecção de outros campos do saber com os quais compartilha interesses ou potencialidades disciplinares. O raciocínio de projeto contempla, também, a experimentação e os saberes mais indeterminados e especulativos, que se desenvolvem na reflexão e na prática.

A proposição de questões sobre os limites e a ampliação do conhecimento em Projeto, em sua consistência teórica e atualização do debate, sugere, entre outras, as seguintes temáticas: Patrimônio, Fundamentação e crítica do projeto; Ambiente virtual; Tecnologia, Meio Ambiente e Sustentabilidade; Urbanismo, Arquitetura, Cidade e Cultura.

As normas para a seleção dos artigos, assim como a definição de seu escopo editorial, seguem as diretrizes adotadas pelos principais periódicos da área, além das recomendações do selo Qualis, da CAPES.

 

Áreas de interesse:

Projeto de Arquitetura; Cidade; Técnica da Construção, Design; Paisagem.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

O processo de revisão por pares é concebido de forma a garantir que bons trabalhos de pesquisa sejam publicados.

 

Primeira avaliação

Os Editores realizam uma primeira avaliação dos manuscritos, distribuindo-os entre os revisores.
Os autores dos manuscritos que sejam eventualmente rejeitados nesta primeira avaliação são informados em até duas semanas após o envio dos mesmos.

 

Segunda avaliação, por pares

Esta publicação adota o processo de avaliação conhecido como double blind review, por meio do qual tanto o autor como os avaliadores não são mutuamente identificados.

 

Seleção dos avaliadores

Pareceristas avaliadores são atribuídos aos artigos conforme suas experiências e áreas de estudo.

Os membros do Conselho Editorial são normalmente chamados a revisar artigos, muito embora inúmeros outros pesquisadores e autores também sejam convocados.

 

Avaliações

Os avaliadores devem revisar os artigos tendo em conta se o artigo:

  • enquadra-se nas linhas temáticas e edital da revista
  • é original
  • é metodologicamente consistente
  • segue diretrizes éticas apropriadas
  • apresenta claramente seus resultados e estes apoiam as conclusões
  • faz referência a trabalhos relevantes anteriores e de modo academicamente correto.

Os pareceristas avaliadores não editam os manuscritos.

 

A classificação dos artigos é feita dentre as seguintes opções:

Aceitar; Aceitar com revisões; Reapresentar para avaliação; Rejeitar; Ver recomendações.

 
Decisão Editorial

A decisão final quanto à aceitação ou não do artigo é tomada pelo Conselho Editorial, tendo em conta as recomendações feitas pelos pareceristas.

A recomendação é comunicada aos autores por e-mail via sistema OJS (Open Journal System) no qual tanto a decisão editorial como as recomendações e documentos adicionais são anexados.

 

Publicação Bilíngue

Uma vez que o Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo adota publicação bilíngue de seus artigos, será exigida a tradução Português/Inglês ou Espanhol/Inglês.

Lista de tradutores recomendados pela revista:

Alisson G. da S. Correia oalissoncorreia@gmail.com

Fone: +55 (79) 9 9639-0303

Ana Carolina Silveira De Luca ana.carolina@otranslations.com.br  

Arlete Belluzzo alinea.assessoria@gmail.com 

Fone: +55 (16) 3621-5681/ (16) 99261-4184 

Katherine Nixon atendimento@ulatus.com

http://www.ulatus.com.br

Martin Webster  martinwebster2@gmail.com 

Philip Gradon Reed philipgradonreed@gmail.com 

Fone: +55 (73) 99115 7990

 

Política de Acesso Livre

Cadernos de Pós é uma publicação eletrônica de Acesso Público e Gratuito.
Citações são incentivadas e oferecemos uma série de ferramentas de leitura para facilitar sua experiência de leitura.

Todo o conteúdo, exceto onde explicitamente salientado, é licenciado sob Creative Commons Attribution 4.0 International License

 

Política de ética

Autores

A submissão de artigo à Revista indica, automaticamente, que seu autor e eventuais coautores estão cientes quanto ao que se segue:

a) Os textos são originais e não foram publicados anteriormente em periódicos (impressos ou online), em capítulos de livro (impressos ou ebook) ou em qualquer outro meio eletrônico ou impresso de divulgação.

b) Os textos não foram submetidos ao mesmo tempo a outro periódico.

c) Todos os autores são responsáveis pela veracidade e idoneidade dos textos que submeterem à Revista.

d) O Conselho Editorial não se responsabiliza por imagens que fazem parte dos artigos. A autorização para publicação de imagens cabe aos autores dos artigos, aos quais se considera totalmente responsáveis pela licença para publicar as mesmas.

 

Pareceristas / Avaliadores

Entende-se a atividade do parecerista como parte de um processo contínuo e coletivo de construção de conhecimento que deve levar ao aprimoramento do conteúdo e da forma como as investigações são conduzidas. Para que tal intento se materialize em publicações de artigos de reconhecida excelência, nacional e internacionalmente, é requisitado aos pareceristas, a atenção às diretrizes abaixo listadas:

a) O avaliador não deve aceitar a tarefa de avaliar um manuscrito caso não se sinta profissionalmente qualificado no respectivo tema.

b) O avaliador deve informar o editor, caso a identidade do autor lhe seja conhecida.

c) Os avaliadores devem explicitamente comprometer-se a atender ou negociar a alteração do tempo para o processo de revisão do artigo proposto pelo editor e cumprir a data de devolução acordada.

d) O avaliador deve ler com cuidado a política editorial e as instruções aos avaliadores e segui-las.

e) O avaliador deve considerar a existência de diversos paradigmas e zelar para que sua revisão seja isenta. Os artigos devem ser analisados em termos de sua relevância e consistência interna e externa e não com base em preferências teórico-metodológicas.

f) O avaliador deve apontar os problemas corrigíveis e indicar o que pode ser feito para corrigi-los. Deve avaliar o custo-benefício das alterações solicitadas em relação à melhoria da qualidade do artigo.

g) Cabe ao avaliador considerar as referências utilizadas, identificando se cobrem a literatura relevante internacional e nacional sobre a temática do artigo, seja pela inserção de clássicos quanto da literatura atualizada dos últimos cinco anos. Deve-se sugerir aos autores quando oportuno, referências relevantes para a reformulação do artigo.

h) Sempre que possível, o avaliador deve apontar todas as alterações necessárias e evitar que a cada nova submissão inclua novas solicitações que poderiam ter sido feitas anteriormente.

i) Quando receber uma nova versão do artigo, atentar ao atendimento ou justificativa da não realização das solicitações de alterações realizadas anteriormente.

j) Todos os textos devem ser avaliados de forma objetiva e com isenção, sem qualquer tipo de discriminação.

k) Se houver necessidade de discussão dos textos com terceiros, essa iniciativa só poderá ser tomada mediante autorização dos editores da Revista.

l) Em caso de identificação de texto publicado anteriormente, sob a mesma ou outra autoria, os avaliadores devem alertar os editores sobre o fato, com a máxima urgência.

 

Editores

a) Comprometem-se a acompanhar todas as etapas da avaliação, assegurando julgamentos de forma objetiva, isenta e não discriminatória.

b) Autorizam a discussão de textos em avaliação com terceiros, caso a ação seja indispensável para a emissão do parecer.

c) Zelam pela originalidade e integridade dos textos avaliados, tomando providências imediatas em eventuais casos de submissões de textos já publicados pelo(a) autor(a) ou por terceiros.

Casos não previstos nesta política devem ser informados ao(à) Editor(a) Acadêmico(a), que fará os encaminhamentos adequados às instâncias superiores institucionais (Editora Mackenzie e Reitoria da Universidade Presbiteriana Mackenzie).

 

Política de Arquivamento e Preservação Digital

O Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo possui a Política de Arquivamento dos seus registros na Rede de Preservação do PKP (PN) Public Knowledge Project Preservation Network / LOCKSS.

 

Creative Commons

Todo o conteúdo de Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo está licenciado sob Creative Commons Attribution 4.0 International License

A Revista adota o padrão de licença CC-BY (Creative Commons– BY). É permitido ao autor copiar, distribuir, exibir, transmitir e adaptar o artigo. O autor deve atribuir de forma explícita e clara a publicação original do artigo ao Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. O Critério CC-BY segue as políticas de acesso aberto ao público com base no princípio de que o conteúdo científico gratuito apoia uma maior democratização global do conhecimento.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

Periodicidade

Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo é publicada semestralmente:

 

Primeiro número: agosto-aneiro

Mês de publicação: janeiro

 

Segundo número: fevereiro-julho

Mês de publicação: julho