Teoría funcionalista de los valores humanos: evidencias de su adecuación al contexto paraibano

Autores/as

  • Emerson Diógenes Medeiros Universidade Federal do Piauí, Departamento de Psicologia
  • Valdiney Veloso Gouveia Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Psicologia
  • Estefânea Élida da Silva Gusmão Universidade Federal do Piauí, Departamento de Psicologia.
  • Taciano Lemos Milfont Victoria University of Wellington, Departamento de Psicologia
  • Patrícia Nunes da Fonseca Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Psicopedagogia.
  • Thiago Antônio Avellar Aquino Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Ciências das Religiões.

Palabras clave:

Valores, motivações, funções, teoria, estrutura, conteúdo

Resumen

Este estudio investigó la adecuación de la Teoría funcionalista de los valores humanos en el contexto del estado brasileño paraibano. Sus hipótesis de contenido y estructura de los valores han sido comprobadas. La primera predice la saturación de tres ítems en cada una de las subfunciones teorizadas, mientras que la segunda predice una estructura dúplex para los valores, teniendo en cuenta las dimensiones tipo de orientación (materialista y idealista) y tipo de motivador (personal, central y social). Los participantes han sido 12.706 personas de la población general de Paraíba, con un promedio de edad de 20.1 años, en su mayoría mujeres (58.5%), solteras (38.3%) y con educación secundaria (41.8%). A través del análisis factorial confirmatorio, se comprobó la hipótesis de contenido, admitiendo que los 18 valores pueden ser representados en seis subfunciones valorativas (modelo original), comparándolo con modelos alternativos (uni, bi, tri y pentafactorial). Como era de esperar, el modelo original presentó el mejor ajuste (AGFI = 0.94, CFI = 0.88 y RMSEA = 0.05), siendo superior a los alternativos. Posteriormente, se comprobó la hipótesis de estructura con escalamiento multidimensional (Proxscal), adoptando como indicador de ajuste del modelo el phi de Tucker (?). Este indicador fue superior al recomendado (? = 0.94), sugiriendo que los valores pueden ser representados en un espacio bidimensional 3 (tipo de orientación: personal, central y social) x 2 (tipo de motivador: materialista e idealista). Incluso considerando las limitaciones, tales como el uso de la muestra no probabilística, es decir, no ser representativa de la población Paraibana, se concluye que los resultados apoyan la adecuación de esta teoría en el contexto investigado.

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Biografía del autor/a

Emerson Diógenes Medeiros, Universidade Federal do Piauí, Departamento de Psicologia

Possui formação em Psicologia, com estágio curricular em psicodiagnóstico, pela Universidade Federal da Paraíba. É mestre e doutor em Psicologia Social, pela mesma universidade. Atualmente é professor Adjunto, Nivel 1, e chefe do curso de graduação em Psicologia da Universidade Federal do Piauí (Campus Ministro Reis Velloso - Parnaíba), na áera de Avaliação Psicológica. Tem experiência na área de Psicologia Social, com ênfase em Fundamentos e Medidas da Psicologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Valores, atitudes, avaliação e medida psicológica.

Valdiney Veloso Gouveia, Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Psicologia

Possui Licenciatura (1989) e Formação (2005) em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba, Especialização em Psicometria (1993) e Mestrado em Psicologia Social e do Trabalho (1991) pela Universidade de Brasília e Doutorado em Psicologia Social (1998) pela Universidade Complutense de Madri. Atualmente é Professor Associado II na Universidade Federal da Paraíba. Vem atuando como consultor das seguintes instituições: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e Fundação Ford. Tem participado do Conselho Editorial de revistas nacionais e internacionais (Avaliação Psicológica, European Journal of Social Psychology, Psicologia: Teoria e Pesquisa, Psicologia: Reflexão e Crítica e Revista Thomson Psicología), além de atuar como parecerista de outras, como International Journal of Psychology, Interamerican Journal of Psychology, Journal of Applied Social Psychology, Journal of Cross-Cultural Psychology, Estudos de Psicologia, Psicologia em Estudo e Cadernos de Saúde Pública. Seus interesses de pesquisa se centram nas áreas de Psicologia Social (estruturas sociais; indivíduos) e Avaliação Psicológica (construção e adaptação de escalas e testes). Alguns dos tópicos aos quais têm se dedicado são: valores humanos, bem-estar subjetivo, atitudes ambientais, comportamentos pró e anti-sociais e individualismo-coletivismo.

Estefânea Élida da Silva Gusmão, Universidade Federal do Piauí, Departamento de Psicologia.

Professora de Avaliação Psicológica da Universidade Federal do Piaui. Doutorado na Universidade Federal de Pernambuco, em Psicologia Cognitiva (2009). Mestrado em Psicologia Social na Universidade Federal da Paraíba (2004). Licenciatura (2002) e Formação (2008) em Psicologia na Universidade Federal da Paraíba. Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental.

Taciano Lemos Milfont, Victoria University of Wellington, Departamento de Psicologia

Doutor em Psicologia Social e Ambiental pela Universidade de Auckland, onde desenvolveu tese transcultural sobre atitudes ambientais na África do Sul, Brasil e Nova Zelândia, com bolsa desta universidade e da CAPES. É mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba e psicólogo graduado em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela Universidade Católica de Pernambuco. É professor assistente, nível 1, da Universidade Federal de Alagoas, mas atualmente trabalha como professor auxiliar (Senior Lecturer) da Victoria University of Wellington, Nova Zelândia. Faz parte do corpo editorial do Journal of Environmental Psychology e serve como parecerista de algumas revistas internacionais, tais como Journal of Personality and Social Psychology, Journal of Cross-Cultural Psychology e Personality and Individual Differences. É colaborador e pesquisador do núcleo de pesquisa Bases Normativas do Comportamento Social (BNCS) da Universidade Federal da Paraíba, coordenado pelo Prof. Dr. Valdiney V. Gouveia. Tem experiência na área de Psicologia Social, com ênfase em Psicologia Ambiental e Transcultural, atuando principalmente nos seguintes temas: atitudes ambientais, valores humanos, perspectiva temporal e teoria de gerenciamento do terror.

Patrícia Nunes da Fonseca, Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Psicopedagogia.

Possui Formação e Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba, Especialização em Educação Básica, Mestrado e Doutorado em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba. Docente da Universidade Federal da Paraíba do Departamento de Psicopedagogia, Coordenadora do Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Humano, Educacional e Social (NEDHES), Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Bases Normativas do Comportamento Social (BNCS). Coordenadora de Extensão do Curso de Psicopedagogia. Tem interesse por pesquisas nas áreas social, escolar e do desenvolvimento humano.

Thiago Antônio Avellar Aquino, Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Ciências das Religiões.

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (1995), mestrado em Psicologia (Psicologia Social), pela Universidade Federal da Paraíba (1998), e doutorado em Psicologia (Psicologia Social), pela Universidade Federal da Paraíba (2009). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba do Departamento de Ciências das religiões; professor credenciado do Programa de Pós-graduação em Ciências das Religiões; é também líder do grupo Nous: Espiritualidade & Sentido (CNPq). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase na Análise Existencial de Viktor Frankl, atuando principalmente nos seguintes temas: sentido da vida, identidade religiosa, valores humanos, bem-estar existencial, psicologia da religião, processos de culpabilidade e concepções de morte.

Publicado

2012-03-30

Número

Sección

Valores Humanos y la Gestión: Los Avances Teóricos y Metodológicos