O arbitrário e/é a escuta
Palavras-chave:
arbitrary; listening; valueResumo
Este artigo propõe-se a refletir sobre a relação entre o já conhecido conceito saussuriano de arbitrário e a noção de escuta. Para tal, tomaremos como ponto de partida os estudos precedentes no campo acerca do arbitrário, visto ser essa uma discussão recorrente nos Estudos da Linguagem. Dada a importância desse princípio para a reflexão de Ferdinand de Saussure, propomos pensar em uma noção de escuta no âmbito da linguística, a partir da abordagem do arbitrário no legado do autor. Em nosso percurso, lançaremos mão
de duas fontes manuscritas autográficas – “Sobre a essência dupla da linguagem” e Phonétique – e também revisitaremos as edições críticas do Curso de Linguística Geral e as interpretações concernentes ao tema do arbitrário e sua relação com a escuta em reconhecidos pesquisadores contemporâneos do legado do mestre genebrino.
Palavras-chave: Arbitrário. Escuta. Saussure. Signo. Valor.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Todas as Letras pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos exclusivos de publicação do conteúdo. É vedada sua reprodução total ou parcial sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para estudo e pesquisa.