Percepções de estudantes sobre a aprendizagem simultânea de duas línguas adicionais

Autores

Palavras-chave:

Percepções. Multilinguismo. Línguas adicionais. Ensino. Aprendizagem.

Resumo

Neste estudo, examinamos as percepções de universitários a respeito do contato concomitante com o espanhol e com o inglês como línguas adicionais. A pesquisa foi desenvolvida num contexto multilíngue, de não imersão, no curso de Letras – Línguas Adicionais: Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas, de uma universidade pública. Integraram o estudo 15 alunos, participantes de entrevistas semiestruturadas. Os resultados indicaram tendências relacionadas à análise contrastiva entre as línguas adicionais, à alternância de códigos como estratégia de comunicação, à ausência de percepção entre os limites entre as línguas adicionais, entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo de Oliveira Dutra, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)/Campus Bagé

Doutor em Linguística Aplicada (UNISINOS)

Professor do Curso de Letras_Línguas Adicionais (UNIPAMPA_Campus Bagé) 

Luciani Salcedo de Oliveira, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)/Campus Bagé

Doutora em Inglês e Literatura Correspondente (UFSC)

Professora do Curso de Letras_Línguas Adicionais (UNIPAMPA_Campus Bagé) 

 

Aden Rodrigues Pereira, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)/Campus Bagé

Doutora em Estudos da Tradução  (UFSC) 

Professora do Curso de Letras_Línguas Adicionais (UNIPAMPA_Campus Bagé)

Cristina Cardoso, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)/Campus Bagé

Doutora em Literatura (UFSC)

Professora do Curso de Letras_Línguas Adicionais (UNIPAMPA_Campus Bagé)

 

Downloads

Publicado

2021-03-09

Como Citar

Dutra, E. de O., Oliveira, L. S. de, Pereira, A. R., & Cardoso, C. (2021). Percepções de estudantes sobre a aprendizagem simultânea de duas línguas adicionais. Todas As Letras - Revista De Língua E Literatura, 23(1), 1–15. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/12147

Edição

Seção

Língua e Linguística