EDUCAÇÃO ESCOLAR E EDUCAÇÃO SOCIAL: UMA INTERAÇÃO A FAVOR DA CIDADANIA

Autores

Palavras-chave:

Educação Escolar e Educação Social, Educação Integral, Exercício da Cidadania e Inclusão Social.

Resumo

O presente artigo tem o propósito de pensar a formação para o exercício da cidadania por meio de uma educação. Essa, por sua vez, entendida como um processo educativo, no qual haja vínculo estabelecido entre educação escolar e educação social. Para tanto, o objetivo geral é considerar o potencial formativo na construção cidadã se as duas formas de educação estiverem integradas. Tem-se como objetivos específicos: apresentar os conceitos e uma breve trajetória histórica e legal da educação escolar e da educação social; identificar se existe a possibilidade de coexistência dos dois modelos educativos num dado contexto; e apresentar características de seus agentes formadores que mobilizam a construção da cidadania, ressaltando como desafios à integração competente, o tipo de formação desses agentes e no caso do educador social à regulamentação da profissão. A relevância está na possibilidade da construção de um projeto de sociedade menos desigual e mais includente, por meio das relações humanas e profissionais interativas entre os agentes educativos das instituições regulamentadas e os agentes das várias organizações do terceiro setor.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roseli Trevisan Marques de Souza, Faculdade de Educação da USP

Roseli Trevisan Marques de Souza, Mestra em Educação. Formação inicial em Letras e na sequência Pedagogia. Em 2007, conclusão de Lato Sensu em Gestão Educacional pela UNICAMP. Em 2015, conclusão do mestrado em educação, sob orientação do Professor Dr. Antônio Joaquim Severino, pela UNINOVE. Em 2016, doutoranda da FEUSP, sob orientação do Professor Dr. Afrânio Mendes Catani.

Afrânio Mendes Catani, Faculdade de educação da USP - FEUSP

Afrânio Mendes Catani

Graduado em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas - SP (1975), tem mestrado (1983) e doutorado (1992) em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Livre-Docente no período 2006-2009, atualmente é Professor Titular (desde julho de 2009) na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Também é professor no Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (PROLAM)-USP e é parecerista de agências como CNPq e Fapesp. Atua nas áreas de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação e de cinema latinoamericano, destacando-se os seguintes temas em suas investigações: Pierre Bourdieu, políticas de educação superior (América Latina) e cinema na América Latina.

Downloads

Publicado

2017-03-22

Como Citar

Souza, R. T. M. de, & Catani, A. M. (2017). EDUCAÇÃO ESCOLAR E EDUCAÇÃO SOCIAL: UMA INTERAÇÃO A FAVOR DA CIDADANIA. Revista Trama Interdisciplinar, 7(3). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/9388