Um olhar sobre o ensino da dança nos cursos de Pedagogia
Resumo
O presente artigo tem por objetivo discutir a presença (ou ausência) da linguagem artística dança nos cursos superiores de Pedagogia de instituições públicas brasileiras. Como fonte de pesquisa, foi utilizado o mapeamento realizado pelo Grupo de Pesquisa Arte na Pedagogia (Gpap), que, desde 2012, vem levantando dados relativos à arte na Pedagogia. Para este artigo em especial, utilizamos como material de pesquisa as ementas e as bibliografias das disciplinas que citam a dança em seus planos de curso. Com base na análise realizada, identificamos que a dança vem sendo negligenciada como linguagem artística nos projetos pedagógicos dos cursos de Pedagogia em questão e ainda se encontra em uma situação inferior às demais linguagens artísticas trabalhadas. Buscamos refletir sobre as lacunas que essa ausência da dança vem deixando na formação do pedagogo, assim como sobre seus desdobramentos que chegam até a educação básica, como a ausência de uma educação corporal adequada às crianças e aos adolescentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista TRAMA Interdisciplinar reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista TRAMA Interdisciplinar. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.