Um olhar sobre o ensino da dança nos cursos de Pedagogia

Autores

  • Ana Paula Souza Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Mirza Ferreira Doutoranda em Educação pela Unicamp

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir a presença (ou ausência) da linguagem artística dança nos cursos superiores de Pedagogia de instituições públicas brasileiras. Como fonte de pesquisa, foi utilizado o mapeamento realizado pelo Grupo de Pesquisa Arte na Pedagogia (Gpap), que, desde 2012, vem levantando dados relativos à arte na Pedagogia. Para este artigo em especial, utilizamos como material de pesquisa as ementas e as bibliografias das disciplinas que citam a dança em seus planos de curso. Com base na análise realizada, identificamos que a dança vem sendo negligenciada como linguagem artística nos projetos pedagógicos dos cursos de Pedagogia em questão e ainda se encontra em uma situação inferior às demais linguagens artísticas trabalhadas. Buscamos refletir sobre as lacunas que essa ausência da dança vem deixando na formação do pedagogo, assim como sobre seus desdobramentos que chegam até a educação básica, como a ausência de uma educação corporal adequada às crianças e aos adolescentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-08-16

Como Citar

Souza, A. P., & Ferreira, M. (2016). Um olhar sobre o ensino da dança nos cursos de Pedagogia. Revista Trama Interdisciplinar, 6(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/8345

Edição

Seção

Dossiê