Caracterização e reutilização de descarte de areias de moldagem utilizadas em fundição
Palavras-chave:
Descartes, polímero termofixo, areia de moldagem à verde.Resumo
Este trabalho teve como principal objetivo estudar descartes do processo de recuperação de areia de moldagem cura frio utilizado na fabricação de moldes para fundição, os quais são constituídos basicamente de um polímero termofixo denominado resina uréia formol e de grãos de areia de sílica (SiO2). Adicionalmente também foi estudado o descarte do processo de fabricação de moldes em areia à verde, por se tratar do processo mais utilizado pelas fundições do mundo todo. Estes resíduos foram adicionados um de cada vez numa proporção de 20% a misturas de areia de moldagem à verde executadas em laboratório, objetivando o seu reaproveitamento dentro da própria indústria geradora do descarte.
Os resultados mostraram que parte dos resíduos descartados pelo sistema de recuperação de areia de moldagem, em cura frio, pode ser reaproveitada, assim como os resíduos do descarte do próprio processo de areia de moldagem à verde.
Palavras-chave: Descartes, polímero termofixo, areia de moldagem à verde.
Downloads
Referências
AFS - PLANT ENGINEERING COMMITTEE (TC-1). Sand reclamation: An equipment update. Modern Casting, n°.5, v.72, p.37-42, 1982.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FUNDIÇÃO Areias Descartadas de Fundição (ADF).
Disponível em: .
Acesso em: 08/05/2014.
_______ - ABIFA. Comissão de Meio Ambiente. Manual de Regeneração e Reuso de Areias de Fundição. São Paulo, 1999. p. 1-49.
CARVALHO FERREIRA, J. M. G. Tecnologia da fundição. Edição, 3. Lisboa: Editora, Fundação Calouste Gulbenkian, 1999.
MARIOTTO, L. C. Regeneração de areias: uma tentativa de discussão sistemática. Revista Fundição & Matérias-Primas, Caderno Técnico, São Paulo nº. 42, v. 33, p. A-T, 2000.
MARIOTTO, L. C. Areias de Moldagem Aglomeradas com Argila. São Paulo: IPT, 1978.
MARIOTTO, L. C. Regeneração de areias de fundição. São Paulo: Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo. 11 p, 1965.
OKIDA, J. R. Estudo para minimização e reaproveitamento de resíduos sólidos de fundição. 2006. 137 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica do Paraná, Ponta Grossa, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Universidade Presbiteriana Mackenzie detém os direitos de publicação de todas as matérias publicadas pela Revista Mackenzie de Engenharia e Computação. Os direitos autorais permanecem em posse dos autores.