Conformação de fitas a partir de suspensões coloidais de cromito de lantânio

Autores

  • Luiz Fernando Grespan Setz Universidade Federal de São Carlos
  • Sonia Regina Homem de Mello-Castanho Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Resumo

O cromito de lantânio (LaCrO3) é o material mais estudado para a produção de interconectores para células a combustível de óxido sólido (SOFC). Devido às várias configurações possíveis para este tipo de célula e a complexidade de formas, a utilização de técnicas de conformação envolvendo suspensões cerâmicas concentradas é adequada, pois, auxiliam na obtenção de peças homogêneas e íntegras de maneira reprodutiva. Desta forma, o comportamento reológico de suspensões concentradas de cromito de lantânio dopado com Sr e Co, obtidos reação de combustão, foi estudado, verificando-se as influências da concentração de dispersante, da concentração de sólidos, distintas relações ligante:plastificante no comportamento de fluxo e distintas condições de conformação. Como resultado, filmes conformados pela técnica de tape casting com espessura de @200 ?m foram obtidos, e após sinterização apresentaram-se adequadas à aplicação como interconectores em SOFC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Fernando Grespan Setz, Universidade Federal de São Carlos

Engenheiro de Materiais pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2001) com Doutorado em Tecnologia Nuclear - Materiais pela Universidade de São Paulo (2009), possui experiência na área de Engenharia de Materiais, atuando principalmente em Síntese e Processamento de Materiais Cerâmicos, Química de Superfìcie e de Colóides, e Reologia.

Downloads

Publicado

2012-11-24

Como Citar

Setz, L. F. G., & Mello-Castanho, S. R. H. de. (2012). Conformação de fitas a partir de suspensões coloidais de cromito de lantânio. Revista Mackenzie De Engenharia E Computação, 12(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rmec/article/view/3840

Edição

Seção

Artigos