Modelagem da desmagmetização de ímãs de tacômetro

Autores

  • Caio E. L. Neves Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo
  • Júlio Carlos Teixeira Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo
  • Renato Borenstein Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre
  • Ricardo S. Hessel Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre
  • João S. Lahorgue da Cunha Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre

Resumo

A informação da velocidade real de deslocamento de certos trens é baseada em sinais elétricos gerados por dispositivos tacogeradores. A desmontagem dos tacômetros e a retirada do rotor podem ocasionar a desmagnetização de seus ímãs, resultando na diminuição da amplitude dos sinais elétricos produzidos. Dessa forma, podem ocorrer interpretações erradas de velocidade pelos equipamentos de bordo, resultando em velocidades reais maiores que os limites de segurança para o tráfego na via. Este trabalho concentra-se em avaliar os efeitos das operações de desmontagem no comportamento de um tacômetro, apresentando, por meio de análise teórica e simulação, soluções que evitam a desmagnetização de seus ímãs.

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Publicado

2011-05-16

Como Citar

Neves, C. E. L., Teixeira, J. C., Borenstein, R., Hessel, R. S., & Cunha, J. S. L. da. (2011). Modelagem da desmagmetização de ímãs de tacômetro. Revista Mackenzie De Engenharia E Computação, 6(6-10). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rmec/article/view/3325

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