DESIGN DE APLICATIVO DE INFORMAÇÃO PARA PAIS E CUIDADORES DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN

Autores

Palavras-chave:

Síndrome de Down, Trissomia 21, Aplicativos móveis

Resumo

A Síndrome de Down (SD), ou trissomia do cromossomo 21 (T21), é caracterizada por um atraso global no desenvolvimento. Para a família é essencial o acesso à informação para garantia da estimulação necessária. O uso de aplicativos móveis (Apps) informativos vem sendo um grande aliado para os profissionais da área da saúde, sendo uma importante opção para compartilhamento de informações. O objetivo desse estudo foi desenvolver e testar um App, denominado “Info T21”, que possa auxiliar na orientação dos cuidados e atenção de pais e cuidadores das crianças com SD. O estudo realizado baseou-se na estratégia exploratória, de natureza tecnológica aplicada, tendo como objetivo a geração de um produto com finalidades imediatas, capaz de viabilizar testes e estudos em situações reais de uso. O estudo foi desenvolvido em quatro fases: Fase 1: Elaboração de conteúdo e Desenvolvimento do App; Fase 2: Avaliação preliminar de conteúdo para o App por 45 famílias de pessoas com SD; Fase 3: Testagem e avaliação do App por seis juízes; Fase 4: Testagem e avaliação do App por 45 familiares de pessoas com SD. Os resultados obtidos indicaram bons índices de usabilidade (System Usability Scale/SUS=80) e índice de validade de conteúdo satisfatório (IVC=0,84). O App foi apresentado a um grupo de 28 pais e cuidadores, obtendo-se boa avaliação do grupo participante (SUS=85.98). O App InfoT21 está registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e está disponibilizado gratuitamente na loja Google Play Store.

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Publicado

2023-12-21

Como Citar

Souza Bittencourt, H., Sampaio Rodrigues Soutinho, R., Duarte Alves, G., Dionísio Corrêa, A. G., & Blascovi-Assis, S. M. (2023). DESIGN DE APLICATIVO DE INFORMAÇÃO PARA PAIS E CUIDADORES DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN. Revista Mackenzie De Engenharia E Computação, 23(1), 128–148. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rmec/article/view/15639

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Artigos